InternetData CenterAssinante

Dezembro Vermelho: Criciúma intensifica conscientização no mês de combate à Aids

Mês marca mobilização na luta contra o HIV, a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Por Redação Engeplus Em 06/12/2021 às 21:45

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha) de Criciúma, intensifica ações de conscientização nas próximas semanas por meio de palestras e testes rápidos para o diagnóstico do HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), tendo os resultados em até 30 minutos. O mês de dezembro, dezembro vermelho, é o mês escolhido para representar a campanha de conscientização e prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Sobre o teste, ele é rápido, seguro e sigiloso. Toda pessoa sexualmente ativa deve fazer o teste para detecção do HIV e, caso tenha resultado reagente, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum. Assim a pessoa não desenvolve a Aids, fica com a carga viral indetectável, sendo mais difícil a transmissão do HIV”, explicou a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues Oenning. “Ainda assim, o uso de preservativos (camisinha) masculino ou feminino, é fundamental, tanto na prevenção do HIV como em outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Lembramos que todos esses insumos, testes, tratamento medicamentoso e preservativos são fornecidos pelo SUS”, concluiu.

De acordo com o Pamdha, o município já registrou 4,5 mil pessoas com diagnóstico de HIV. Até o mês de setembro foram realizados 49650 testes rápidos no Pamdha, e aproximadamente 3 mil coletas de exames de CV-HIV, carga viral para HIV. Neste ano 10.559 pessoas retiraram comprimidos ARV (antirretroviral), totalizando 1.134.334 comprimidos distribuídos.