InternetData CenterAssinante

Defesa Civil demole casa que estava sendo construída em área invadida próxima ao rio Criciúma

Imóvel ainda estava em área de preservação permanente
Defesa Civil demole casa que estava sendo construída em área invadida próxima ao rio Criciúma
Foto: Divulgação/Prefeitura de Criciúma
Por Redação Engeplus Em 09/07/2021 às 18:20

Imóvel, que estava sendo construído em uma propriedade privada e de preservação permanente, foi demolido nesta sexta-feira, dia 9, pelo proprietário do terreno, na presença das equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Divisão de Fiscalização Urbana (DFU) e Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). O espaço, localizado no bairro Santa Bárbara, era de uma empresa da região e ficava próximo ao rio Criciúma.

Após vistoria da Compdec, a DFU e Famcri foram até o local verificar a situação e aplicaram a notificação. “A Defesa Civil nos comunicou que a residência estava sendo construída em uma Área de Preservação Permanente (APP). Então, deslocamos uma fiscal até a casa que, pelo sistema, notou também que o terreno era de uma empresa do município e que não tinha ciência da construção”, contou o chefe da DFU, Jimmi Brígido

A demolição foi autorizada pelo próprio proprietário do terreno e pela Compdec. “Ele não havia deixado construir nada ali. Então, pediu que acompanhássemos o processo de derrubada da casa”, comentou o diretor da Compdec, Fred Gomes.

Demolição

Nesta sexta-feira, uma outra residência, localizada no bairro Brasília e que também apresentava riscos à população, foi demolida. “A casa estava irregular. Muitas pessoas iam dormir ali e havia uso de drogas. Tinha também um poço aberto de mais de 30 metros, que estamos fechando”, disse Gomes.

A demolição foi realizada com base no decreto municipal 996/21, que também estabelece que todos custos, com máquinas e limpeza do terreno, sejam lançados junto ao carnê anual de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do proprietário.

Colaboração: Richard Vieira/Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Criciúma