InternetData CenterAssinante

Criciúma Shopping completa 25 anos

Desde em 1996, estabelecimento se consolidou como palco para acontencimentos históricos
Criciúma Shopping completa 25 anos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 27/10/2021 às 19:16

Um local onde predominavam os resquícios da mineração: com solo de pirita, pouco desenvolvido e afastado da então área central do município. Esse era o cenário do bairro Próspera em 1994, ano em que José Henrique Mezzari e Silvino Dagostin – juntamente com outros empresários e investidores – resolveram apostar em um empreendimento que faria parte da trajetória de muitas pessoas e valorizaria a região como nenhum outro. Após dois anos de diversos desafios e uma obra extremamente complexa, o projeto estava concretizado: nascia o Criciúma Shopping.

O dia 29 de outubro de 1996 está eternizado na história da cidade e na lembrança dos fundadores deste grande estabelecimento, que, desde a sua inauguração, trouxe inovação e desenvolvimento para Criciúma. Além disso, por estar instalado no município há 25 anos, o shopping já foi palco de grandes emoções, histórias de vida e momentos significativos, que estão guardados na memória do público que o frequenta.

Muitos fizeram parte do Shopping da Família e contribuíram para que o empreendimento chegasse até o ano de 2021 com inúmeras conquistas, aprendizados e evolução constante. Por isso, essa data não é importante somente para a família do Criciúma Shopping, mas também para toda a comunidade que esteve presente nessa longa caminhada.

Uma segunda casa

Trabalhando no setor de manutenção do estabelecimento há 21 anos, Ari Rodrigues é um dos colaboradores mais antigos e, atualmente, conhece o local como a palma da sua mão. Mas nem sempre foi assim. Vindo do interior, no começo tudo era novidade e fazia com que seus olhos brilhassem. “Eu comecei a trabalhar no Criciúma Shopping por meio da indicação de um dos lojistas da época, a quem sou muito grato até hoje. O dia da minha entrevista de emprego foi a primeira vez que eu vi e entrei no Criciúma Shopping”, relembra Rodrigues.

Sem conhecer muito do ramo, ele aceitou os desafios e entrou para o time que trabalhava no empreendimento. Inicialmente, cuidava da jardinagem e de uma cascata com peixes que ficava localizada na entrada do estabelecimento. Depois de um tempo, conquistou a confiança do pessoal e passou a fazer parte do setor de manutenção.


Ari Rodrigues que, há mais de 21 anos, passa a maioria de seus dias no Criciúma Shopping, lugar que ele considera ser a sua segunda casa.

Desde então, de segunda à sexta-feira, o Criciúma Shopping é o seu destino e, por ter passado tanto tempo da sua vida no local, ele sente que está indo para a sua segunda casa. Com os olhos cheios de lágrimas e a voz embargada, lembrar do início de sua jornada e ver a sua trajetória é motivo de muita alegria, emoção e orgulho. “Eu aprendi muito desde que entrei para a equipe e, enquanto eu fizer parte da família do Criciúma Shopping, quero aprender ainda mais, sempre estive disposto a isso”, ressalta.

Par alguns, um shopping é um local para compras, mas para Rodrigues é o lugar que ele cuida, que ele trabalha e que ele vai levar para sempre no coração. “Nesta data tão especial, além de agradecer por todas as oportunidades que me foram dadas, eu desejo todo o crescimento e sucesso para o Criciúma Shopping. Quero que ele floresça e possa, cada vez mais, oferecer momentos especiais para as famílias”, conclui, com os olhos marejados. 

Um bairro em ascensão

“Não tem como contar a história do Criciúma Shopping sem falar da situação do Bairro Próspera na época em que os fundadores resolveram apostar na construção desse estabelecimento”, lembra o engenheiro civil Dino Gorini. Ele esteve presente desde o início das obras e vivenciou os obstáculos que foram vencidos para a finalização e entrega do projeto.

Antigamente, o bairro Próspera estava esquecido pela população, uma vez que era um campo de mineração, com o solo tomado pela pirita. Hoje, após 25 anos da inauguração do Shopping da Família, diversos investimentos na infraestrutura foram feitos, como a construção e pavimentação de algumas ruas principais e o surgimento do Parque das Nações.

Com uma arquitetura baseada nos shoppings americanos, os engenheiros responsáveis pela construção do Criciúma Shopping enfrentaram diversas dificuldades desde o começo das obras. A primeira delas foi canalizar um riacho que passava no local, por meio de uma estrutura toda de concreto. Posteriormente, para começar o trabalho com as máquinas, foi preciso criar uma estrutura de apoio própria, até mesmo com dormitórios, pois o serviço era terceirizado e a construtora não tinha sede na cidade.

“Se o shopping fosse ser construído hoje, tudo seria mais fácil. A logística naquela época era diferente. Estávamos em constante construção, foram dois anos que eu cheguei todos os dias com a roupa suja do trabalho”, afirma o engenheiro civil.

A obra foi um dos primeiros contatos de Gorini com a profissão, há mais de 25 anos, quando o engenheiro começava a atuar na área. No entanto, para o profissional, mais importante do que olhar para o passado é ver os frutos que o Criciúma Shopping proporcionou à comunidade em que está inserido.

“Na época, muitos me questionavam o porquê de estarem construindo em um ponto tão longe do Centro. Agora, é notório que o eixo de Criciúma mudou e tudo se desenvolveu. Uma prova é a entrada da cidade, que é pela Via Rápida. O shopping foi feito para o município, desde o seu projeto até a escolha de lojas. Tudo sempre foi moldado para o gosto e perfil do consumidor criciumense”, aponta Gorini.

E para o futuro, o engenheiro acredita que a estrutura deverá se adequar cada vez mais à demanda digital, criando um ambiente que propicie contato com o produto sem a necessidade de uma grande área de vitrine. “Então, o shopping poderá construir essa vantagem trazendo informação e, principalmente, um atendimento individualizado para o consumidor”, acrescenta.

Uma aposta para o futuro

O que para algumas pessoas era loucura, para outros foi uma aposta e um investimento visando o futuro. Thales Guzzatti foi um dos lojistas que acreditou no projeto e tem, até hoje, a sua loja no Criciúma Shopping. “Era algo totalmente novo na cidade. Nós queríamos expandir para essa região do município e acreditávamos no potencial e repercussão que o empreendimento teria”, afirma.

O shopping inaugurou muito bem, ancorado com boas lojas e serviu como um motor para alavancar a economia local, na visão do comerciante. Juntamente com outros estabelecimentos no terreno do Criciúma Shopping, além de fazer compras, os visitantes podem cuidar da sua saúde e se divertir em família.

“Aqui as pessoas encontram também uma academia, um lugar para pagar as contas, bem como diversas opções na parte de alimentação. Com a instalação recente de outras lojas qualificadas e um alto investimento nas ações de marketing, estamos com boas expectativas para este fim de ano. Creio que a chegada do bom velhinho trará bons presentes para todos”, aponta Guzzatti.

Grandes eventos aconteceram no Criciúma Shopping, como um desfile com atores globais. 

Como um dos lojistas mais antigos do Criciúma Shopping, diversas foram as atrações que ele presenciou e que, até hoje, geram lembranças e um sentimento de felicidade. Dentre os eventos, estão a inauguração do shopping e um desfile feito na Praça de Alimentação, com a presença de personagens globais como Rodrigo Hilbert, Bruno Gagliasso e Malvino Salvador.

“E não podemos esquecer do show do Felipe Dylon na inauguração da Havan. Com certeza, essa ação movimentou a cidade e marcou a vida de muitos criciumenses e moradores da região. Uma multidão apreciando a nova loja âncora do Criciúma Shopping, com muita alegria e emoção”, assegura Guzzatti.

Colaboração: Catarina Bortolotto/Mondigital