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Criciúma lança atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios

Iniciativa inicia a partir de segunda-feira e busca evitar aglomerações
Criciúma lança atendimento digital para pacientes com problemas respiratórios
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 30/07/2021 às 08:34

Em Criciúma, pessoas com sintomas respiratórios, a partir de segunda-feira, dia 2 de agosto, passam a receber o primeiro atendimento, via WhatsApp, pela central TeleCovid da Secretaria Municipal de Saúde, assim como receituários médicos, medidas de isolamento, agendamento de testes, além de encaminhamentos nos casos de urgências.

O objetivo é evitar aglomerações, dar agilidade no atendimento e ampliar consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Informatizamos o nosso sistema para garantir mais segurança e conforto aos moradores. Também estamos em busca de dar celeridade nas consultas eletivas nas UBSs”, afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

O teleatendimento funciona de domingo a domingo das 7 às 19h pelo WhatsApp 3445-8400. Para solicitar atendimento, o cidadão precisa encaminhar um “Oi” e responder “Sim” para a opção “A”. Na linha, um enfermeiro dará as orientações e possíveis encaminhamentos.

“Toda a parte do primeiro atendimento de pacientes com problemas respiratórios será feita por ali. Então, a população não precisa se deslocar até os pontos de saúde, somente em urgências”, explicou o secretário.

Locais de atendimento

O Governo de Criciúma possui seis estruturas para testagens de pacientes com sintomas de Covid-19. São elas: a unidade de saúde da Quarta Linha, da Boa Vista, do Pinheirinho e do Metropol e o Centro Social Urbano (CSU), além do Centro de Triagem, localizado na área central. Para atendimento nos locais, é necessário agendamento prévio pelo TeleCovid. 

As unidades funcionam das 8 às 17 horas, com exceção do Pinheirinho, que funciona das 8 às 11h30, e o Centro de Triagem, das 8 às 23 horas, inclusive nos finais de semana.

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