InternetData CenterAssinante

Covid-19: Prefeitura de Criciúma se pronuncia sobre profissionais com menos de 50 anos vacinados

Criciúma recebeu 2.294 doses da vacina Coronavac
Covid-19: Prefeitura de Criciúma se pronuncia sobre profissionais com menos de 50 anos vacinados
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 21/01/2021 às 10:43

A vacinação contra a Covid-19 iniciou na última terça-feira, dia 19, em Criciúma. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 2.294 doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O município esperava seis mil doses, segundo o prefeito Clésio Salvaro, afirmou por live nas redes sociais. Em virtude da quantidade de doses, a Prefeitura criou critérios para a vacinação. 

Segundo a Prefeitura de Criciúma, cerca de 95% dos óbitos ocorridos no município se deram em pessoas acima de 50 anos, com isso, a Secretaria de Saúde estabeleceu o critério de vacinar profissionais da saúde acima dos 50 anos e pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas. Todavia, profissionais da saúde com menos de 50 anos foram vacinados e o caso trouxe repercussão nas redes sociais. A assessoria de comunicação da Prefeitura emitiu um comunicado esclarecendo os fatos, confira abaixo a nota: 

“Foram vacinados todos os trabalhadores da linha de frente da saúde com mais de 50 anos. A partir disso, iniciou-se a vacinação de outras faixas etárias, desde que trabalhem na linha de frente da Covid-19”, diz a nota. Confira abaixo o quadro:

A primeira pessoa vacinada em Criciúma

A agente comunitária Adelaide Santiago, de 61 anos, foi a primeira pessoa de Criciúma a receber a vacina contra a Covid-19. Confira abaixo a entrevista: 

Além de Adelaide, foram vacinados mais quatro profissionais da saúde na última terça-feira, conheça as pessoas:

Maria Helena Queioz, de 55 anos - técnica enfermagem do Hospital São José (HSJ), representando todos os profissionais da saúde da linha de frente;

Vanilda Duarte da Silva, de 57 anos - higienizadora, representando os profissionais essenciais nesse momento de pandemia;

Douglas José Nazário, de 64 anos - fisioterapeuta, repsentando os profissionais da rede municipal;

Isoleia Romagna, de 51 anos - enfermeira do pronto atendimento Covid-19 da Unimed. 

Leia mais sobre: