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Como fortalecer a imunidade?

Como fortalecer a imunidade?
Foto: Unsplash
Por Redação Engeplus Em 27/09/2021 às 14:30

*Artigo escrito pela nutricionista Karolaine Duminelli

O Sistema Imune é responsável pela prevenção do desenvolvimento de algumas doenças e também auxiliando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. Para ter uma imunidade forte e resistente, é importante seguir uma rotina equilibrada e positiva. Aqui algumas dicas de como fazer seu corpo funcionar melhor e com mais sinergia: 

   1) Tenha uma alimentação, nutritiva, variada e colorida: Comer bem não é só para quem deseja emagrecer, é fundamental para manter o nosso organismo em equilíbrio, saudável e forte. O sistema imunológico tem a função de detectar os vilões, como os microrganismos, vírus e germes, e defender o nosso organismo, distinguindo-os dos tecidos saudáveis do nosso corpo. A alimentação é o melhor remédio. E existem alguns alimentos com maior poder imune:

– Alho: alimento fitoterápico que estimula sistema imune, a alicina composta no alho é responsável pelo aroma e tem ação antiviral e antibiótica e anti-inflamatória, antifúngico, mas as propriedades da alicina são degradadas em alta temperatura.
– Ômega 3: Ação anti-inflamatória e fortalece sistema imune (salmão selvagem, atum, sardinha, linhaça, chia, nozes);
– Frutas cítricas: Antioxidante que ajuda na defesa do organismo, a deficiência da vitamina C pode contribuir para doenças respiratórias. Deve-se consumir: laranja, acerola, brócolis, kiwi, morango, etc.
– Cúrcuma: Também conhecida como açafrão da terra, anti-inflamatória, antiviral, antibactericida, antioxidante, antifúngica.
– Gengibre: Além de possuir ação termogênico, atua como anti-inflamatório, antioxidante, bactericida e antiviral.
– Própolis: Ação antimicrobiano, anti-inflamatório, antioxidante, imunomoduladora, e substâncias capazes de auxiliar o sistema imune no combate a microrganismos patogênicos.

    2) Beba água diariamente: Hidratar o corpo é essencial para hidratação dos órgãos e eliminar toxinas. O ideal é beber no mínimo 2,5 litros de água por dia, mesmo estando sem sede.

    3) Elimine o açúcar: O açúcar em excesso enfraquece o sistema imunológico, deixando nosso organismo permeável a algumas doenças.

    4) Exercite-se: Fazer atividades físicas regularmente também ajuda a fortalecer a nossa imunidade. Além de trazer disposição, faz muito bem para a saúde.

    5) Pegue sol: O sol da manhã é excelente para o corpo e reforça a imunidade, por conta da síntese da vitamina D.  Essa vitamina é importante para a defesa do organismo. Pessoas com bons níveis do nutriente resistem mais às bactérias e vírus do que as com a deficiência da vitamina.

    6) Não se estresse: O estresse é um mal e só traz malefícios. Quando ficamos ansiosos e nervosos, nosso corpo libera corticosteroides, hormônios que diminuem a eficiência do sistema imunológico. Então, evite levar uma vida estressante. Aliás, ele é tão vilão que até engorda.

    7) Durma bem: O sono é um fator importante para a nossa saúde. Dormir pouco acarreta o estresse, que, por sua vez, reduz a nossa imunidade. Uma boa noite de sono garante muita saúde.

    8) Não fume.

    9) Diminua o consumo de álcool. O consumo excessivo de álcool pode tornar o corpo mais vulnerável às doenças e aumenta o risco de infecções.

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