InternetData CenterAssinante

Como conquistar a nota mil na redação do Enem 2021?

Professora do Colégio Universitário dá dicas de como chegar na pontuação
Como conquistar a nota mil na redação do Enem 2021?
Foto: Natasha Monteiro/Traquejo Comunicação
Por Redação Engeplus Em 03/10/2021 às 19:15

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Faltando um pouco mais de dois meses para a edição deste ano da prova, os alunos começam a ter dúvidas sobre como elaborar e se sair bem em uma parte que deixa muitos com medo: a redação. 

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Colégio Universitário, Thamires Dondóssola, a preparação para a redação na instituição é intensa, iniciando no primeiro ano do ensino médio. “Apresento aos alunos, textos acima da nota 900 para que possam ter uma base de estruturação. Fazemos muita argumentação oral, pois alguns têm dificuldade de colocar o que eles falam e pensam no papel”, disse.

Para a prova que ocorre nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país, ter uma instrução é muito importante. “É no primeiro texto que eles desenvolvem, que meço como é o estilo de escrita de cada um. Faço a prática de análise linguística, corrijo e devolvo”, complementou. 

Dicas para uma redação nota mil!

Thamires comentou sobre algumas técnicas de estrutura padrão que a maioria das redações mil do Enem possuem. Confira abaixo:

1. Fique atento às competências exigidas

O candidato deve dominar a escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta da redação como o estilo dissertativo-argumentativo; ter habilidade para selecionar, organizar e interpretar dados, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, além de apresentar possíveis soluções para a questão apresentada

2. Faça um rascunho

Isso mesmo, faça um rascunho antes de sair escrevendo. O participante deve organizar suas ideias e seguir a estrutura de introdução: primeiro parágrafo da redação, que serve para apresentar e expor o problema; dois parágrafos de desenvolvimento, com as defesas de argumentos, podendo ocupar de 6 a 8 linhas cada e a conclusão, sendo o parágrafo final onde ocorre o fechamento do texto, com uma proposta de intervenção para o problema.

3. Leia muito

É necessário dedicar um tempinho diário para a leitura de um livro. Um autor preferido. “Quanto mais o candidato lê, mais aprende a escrever bem, escrever  uma redação completa, coerente e coesa, a prática é importante”, concluiu a professora.

Colaboração: Natasha Monteiro/Traquejo Comunicação

Leia mais sobre: