InternetData CenterAssinante

Comitê de Implantação do Centro de Inovação recebe diretor de Inovação do Estado

Moris Kohl apresentou o trabalho de aproximação realizado entre o Estado e os municípios
Comitê de Implantação do Centro de Inovação recebe diretor de Inovação do Estado
Foto: Divulgação
Por Redação Em 08/07/2021 às 21:30

Em encontro na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), os representantes do Comitê de Implantação do Centro de Inovação da Região Carbonífera, Alexandre Meneguetti, Maria Julita Volpato Gomes e Sérgio Forte Ramos estiveram reunidos com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Moris Kohl.

“A visita a Criciúma tem como objetivos ouvir os bolsistas que representam a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) dentro do Centro de Inovação, conhecer o projeto de inovação social da Abadeus e colocar à disposição do comitê a diretoria e a própria secretaria. Estamos de portas abertas e com bastante interesse no fomento ao desenvolvimento da região. É importante ouvir para fazer um diagnóstico, conhecer as demandas e fortalecer a presença do Estado nos municípios”, avalia o diretor.

“A contratação da empresa para a realização das obras no prédio do centro está em processo de licitação. A pandemia prejudicou, afastou as startups, mas agora estamos trabalhando para unir esses atores e ativar o ecossistema”, informa Patricia Darolt de Costa, bolsista do Centro de Inovação da Região Carbonífera e integrante do comitê.

Uma demanda apresentada pelo comitê é a promoção de um evento para a troca de experiências com outros comitês de implantação do Estado, de cidades onde os Centros de Inovação estão prestes a ser ativados ou já em funcionamento. “Existe uma série de ações que gostaríamos de pôr em prática, mas precisamos ter o cadastro de pessoa jurídica do centro de inovação. Há empresas que já querem contribuir com o ecossistema, porém ainda não temos o prédio e o endereço não está estabelecido. É muito importante agilizarmos essas questões”, destacam os representantes do comitê na reunião.

 

Fomento à inovação 

A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira,7, também contou com a participação da diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, integrante do comitê, e do presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“A Acic sempre defendeu e trabalhou para a implantação do Centro de Inovação de Criciúma, por reconhecer a importância de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação como ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. Da mesma forma, é parceira da Abadeus, junto com o Núcleo de Base Tecnológica, por acreditar que o Centro de Inovação Social vai contribuir para a geração de mão de obra qualificada e oferecer novas oportunidades aos jovens”, ressalta o presidente da Acic.

 

Participação da Abadeus

Recentemente, a Abadeus se juntou ao grupo formado por representantes de instituições empresariais, órgãos públicos, empresas e instituições de ensino que conduzem o processo de construção da obra e definição do modelo de gestão do Centro de Inovação da Região Carbonífera, que será edificado na Rua Henrique Lage, em Criciúma, com recursos do Estado.

“O envolvimento da Acic com a comunidade foi demonstrado também no apoio à Abadeus, que tem esse olhar voltado à inclusão. Nos sentimos amparados com o engajamento a esse projeto social, inclusivo e tecnológico. São muitas oportunidades que se abrem na área de tecnologia”, considera a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, referindo-se ao Centro de Inovação Social (CISA) lançado pela instituição beneficente. 

Colaboração: Deize Felisberto