InternetData CenterAssinante

Casan supera 90% de execução das obras de esgoto no São Luiz

Frentes de trabalho avançam com a construção da Estação Elevatória na avenid Santos Dumont
Casan supera 90% de execução das obras de esgoto no São Luiz
Foto: Divulgação/Casan
Por Redação Engeplus Em 16/08/2021 às 14:15

As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma estão na reta final no bairro São Luiz. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) chegou a 91% de execução e as frentes de trabalho estão atuando na construção da Estação Elevatória de Esgoto na avenida Santos Dumont.

A elevatória localizada em frente ao Cemitério Municipal São Luiz será responsável por bombear todo o esgoto coletado no bairro até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Santa Luzia, que também está recebendo intervenções de expansão.

Com área total de 62 metros quadrados, a unidade terá 4,80 metros de altura e 6,5 metros de profundidade. Além de fazer o bombeamento do esgoto para a ETE, a elevatória funciona como um filtro, retendo sólidos como plásticos, que de forma inadequada acabam chegando às redes coletoras de esgoto.

Investimento em saneamento

As obras no São Luiz integram o projeto de ampliação do SES de Criciúma, que está recebendo investimento de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esse recurso inclui também a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário na Grande Próspera. Com a conclusão dos trabalhos nestas duas regiões, o município de Criciúma terá a cobertura com coleta e tratamento de esgoto ampliada para 45%.

Colaboração: Eloise de Lima/Casan