InternetData CenterAssinante

Após descarrilamento de vagões, FTC finaliza trabalhos de recomposição de linha férrea

Uma sindicância foi aberta para apurar as causas da ocorrência
Após descarrilamento de vagões, FTC finaliza trabalhos de recomposição de linha férrea
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/09/2021 às 19:06

Técnicos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e a equipe de manutenção de via permanente finalizaram o trabalho de recomposição da linha férrea no bairro Congonhas, em Tubarão, Sul de Santa Catarina. No local, no último sábado, dia 18, aconteceu um descarrilamento e tombamento de alguns vagões com carvão mineral, que seguiam de Urussanga para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. O tempo colaborou e o grupo de profissionais conseguiu antecipar a liberação do tráfego ferroviário, ainda nesta segunda-feira (20).

Uma sindicância foi aberta para apurar as causas da ocorrência e a concessionária segue averiguando os registros. O laudo final deverá ser divulgado pela Comissão Interna em até 30 dias. A ocorrência foi informada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pela Ferrovia Tereza Cristina.

Ninguém ficou ferido no acidente. "A ocorrência serve de alerta sobre a importância de respeitar o limite de segurança da faixa, a fim de garantir a seguridade da operação ferroviária e das comunidades lindeiras. Os danos foram apenas na linha férrea e nos vagões, sem prejuízo a terceiros e aos clientes, pois a carga de carvão mineral foi recuperada. E ainda, os cruzamentos rodoferroviários não foram obstruídos", destacou a FTC.

A equipe de segurança ambiental informou que a ocorrência não gerou risco de impacto ambiental, visto que a recuperação da carga foi completa. Nesta terça-feira, dia 21, os profissionais de manutenção e segurança atuarão no local, para a limpeza da faixa de domínio.

Leia mais sobre: