InternetData CenterAssinante

Visitas virtuais têm sido opção para pacientes internados em UTI no Hospital São José

Visitas para pacientes internados no hospital estão suspensas desde o dia 18 de março
Visitas virtuais têm sido opção para pacientes internados em UTI no Hospital São José
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 02/04/2020 às 08:36

Pacientes com demais quadros de saúde (não sendo síndrome gripal), podem ter apenas um acompanhante, desde que seja uma pessoa com idade entre 18 e 60 anos, sem doenças crônicas ou agudas, porém as visitas foram suspensas até que a situação vivida atualmente devido ao Covid-19 seja normalizada.

As medidas tomadas, significam cuidado visando a melhora rápida, reestabelecimento do paciente internado, e, principalmente, que se evite a proliferação do vírus.

Para amenizar a situação especialmente de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, o comitê interno de combate ao coronavírus, resolveu criar uma nova estratégia para visita: a visita virtual para os pacientes das UTIs, que estejam lúcidos (de diversas patologias).

A chamada acontece por meio de tablets fornecidos pelo próprio hospital e tem sido uma excelente solução. Antes da chamada virtual, para o responsável pelo paciente, o médico que cuida do estado de saúde das pessoas internadas, faz uma ligação para repassar todas as informações sobre o paciente. Após a ligação é que se inicia o processo de vídeochamada.

Desta forma, um técnico da própria unidade, toma todas as precauções e medidas necessárias para que o paciente possa receber esta ligação. Tudo é verificado com muito critério e cautela. Logo depois, um comunicado é enviado para a família via WhatsApp avisando que, em breve, a chamada será realizada. Assim feito, a família respondendo que sim, o processo é feito para que o familiar possa ver como está seu parente internado.

“Entendemos que este tipo de situação não deve ser fácil para ninguém, sabendo que um familiar seu está doente, na UTI e não pode fazer visita? Isso é doloroso para quem está do outro lado. Por mais amor e cuidado que os pacientes recebam, ter o carinho da família sempre dá um alento, por isso resolvemos promover estas visitas, e realmente o paciente reage muito bem. A gente se emociona, mas eles ficam com um ânimo maior. Está sendo muito importante neste momento”, comenta a enfermeira responsável pelas UTI's do Hospital São José, Mariana Freitas Comin.

A ação faz parte do trabalho de humanização da Entidade, que busca todos os dias tratar os pacientes, e ajudar no processo de recuperação dos internados, mas, acima de tudo, trazer conforto às pessoas internadas neste momento tão delicado e a seus familiares também.

Leia mais sobre: