InternetData CenterAssinante

Vindima Goethe segue com atrativos enoturísticos

Evento segue movimentando o município até o dia 2 de fevereiro
Vindima Goethe segue com atrativos enoturísticos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 24/01/2020 às 09:42

Elementos que traduzem a identidade cultural de um povo e que remetem à alegria, comemoração e confraternização, foram os protagonistas da noite de dessa quinta-feira, dia 22, durante ações na praça central da cidade de Urussanga. O evento integrou a programação da 12ª Vindima Goethe, que segue até 2 de fevereiro. 

O padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, foi enaltecido em uma celebração especial realizada na Igreja Matriz para abençoar as mãos que colhem. Em seguida, mesmo com chuva, visitantes e moradores acompanharam o esmagamento das uvas com os pés realizado pelas cortes da Festa do Vinho, de Urussanga, e também da Festa do Vinho Goethe, de Pedras Grandes.  

A noite festiva encerrou com o tradicional tombo da polenta realizado pelo grupo Amici Della Polenta e a distribuição gratuita do prato típico, além da apresentação da Orquestra Municipal, comercialização de sucos, vinhos e espumantes, artesanato e até sorvete de uva Goethe. 

Imersão nas vinícolas 

As vinícolas Casa Del Nonno, De Noni, Trevisol e Vigna Mazon terão atendimento diferenciado para receber os turistas. A celebração da colheita da uva segue nos finais de semana até o dia 2 de fevereiro com ações nas vinícolas. Em dias da semana, sábados e domingos, experiências como ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos e manifestações artísticas podem ser vivenciadas na Vigna Mazon mediante agendamento. 

Já na Vinhos Trevisol acontecerá, pela primeira vez, o 'Merendin', na tarde deste sábado, dia 25. Em meio à paisagem rural e histórica, uma cesta com lanche típico colonial e degustação de vinhos serão apreciadas. Na vinícola De Noni, na manhã do dia 1º de fevereiro, o visitante terá a possibilidade de acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas, a primeira etapa de elaboração de vinhos.  

Novidade na programação, dois passeios turísticos de trem serão promovidos no dia 2 de fevereiro em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. Com partida da estação ferroviária de Urussanga e duração de duas horas, o atrativo contempla apresentações artísticas e culturais enquanto a locomotiva retorna ao município. As passagens devem ser adquiridas antecipadamente mediante contato na própria estação através do telefone: (48) 3465-6238. 

Saiba mais 

A 12ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva. 

Leia mais sobre: