InternetData CenterAssinante

Vindima Goethe 2020 segue com atrativos enoturísticos

Organização se prepara para as ações que ocorrerão nos fins de semana nas vinícolas
Vindima Goethe 2020 segue com atrativos enoturísticos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 23/01/2020 às 22:07

Elementos que traduzem a identidade cultural de um povo e que remetem à alegria, comemoração e confraternização, foram os protagonistas da noite de dessa quarta-feira, dia 22, durante ações na praça central da cidade de Urussanga integrando a programação da 12ª Vindima Goethe, que segue até 2 de fevereiro.

O padroeiro dos vitivinicultores, São Vicente, foi enaltecido em uma celebração especial realizada na Igreja Matriz para abençoar as mãos que colhem. Em seguida, mesmo com chuva, visitantes e moradores acompanharam o esmagamento das uvas com os pés realizado pelas cortes da Festa do Vinho, de Urussanga, e também da Festa do Vinho Goethe, de Pedras Grandes. 

A noite festiva encerrou com o tradicional tombo da polenta realizado pelo grupo Amici Della Polenta e a distribuição gratuita do prato típico, além da apresentação da Orquestra Municipal, comercialização de sucos, vinhos e espumantes, artesanato e até sorvete de uva Goethe.

Imersão nas vinícolas 

As vinícolas Casa Del Nonno, De Noni, Trevisol e Vigna Mazon terão atendimento diferenciado para receber os turistas. A celebração da colheita da uva segue nos finais de semana até o dia 2 de fevereiro com ações nas vinícolas. Em dias da semana, sábados e domingos, experiências como ritual da pisa das uvas, colheita, gastronomia típica, degustação de vinhos e manifestações artísticas podem ser vivenciadas na Vigna Mazon mediante agendamento.
 
Já na Vinhos Trevisol acontecerá, pela primeira vez, o 'Merendin', na tarde deste sábado, dia 25. Em meio à paisagem rural e histórica, uma cesta com lanche típico colonial e degustação de vinhos serão apreciadas. Na vinícola De Noni, na manhã do dia 1º de fevereiro, o visitante terá a possibilidade de acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas, a primeira etapa de elaboração de vinhos. 

Novidade na programação, dois passeios turísticos de trem serão promovidos no dia 2 de fevereiro em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão. Com partida da estação ferroviária de Urussanga e duração de duas horas, o atrativo contempla apresentações artísticas e culturais enquanto a locomotiva retorna ao município. As passagens devem ser adquiridas antecipadamente mediante contato na própria estação através do telefone: (48) 3465-6238.

Leia mais sobre: