InternetData CenterAssinante

Unesc promove formação gratuita sobre assuntos de interesse da sociedade

Políticas públicas, direito da criança e do adolescente, SUS são alguns temas debatidos
Unesc promove formação gratuita sobre assuntos de interesse da sociedade
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 13/07/2020 às 20:12

Os programas de Pós-Graduação e a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogado do Brasil) - subseção de Criciúma/SC, promovem o 1º Diálogos com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas, uma iniciativa para dar evidência a assuntos de pontuais importâncias para a comunidade Sul catarinense. Em formato de formação, as atividades são gratuitas e ocorrem entre julho e agosto. O primeiro encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 15, com um debate sobre o tema “Sistema de Saúde e Políticas Públicas”. Todos as oportunidades serão virtuais.

No primeiro evento, o trabalho será conduzido pelo coordenador adjunto do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), Reginaldo de Souza Vieira. Para o desenvolvimento da formação, ele explica que cada ponto é vinculado a assuntos de caráter social, buscando atingir os públicos mais vulneráveis. “Nosso objetivo é dar uma contribuição para o fortalecimento da cidadania e das políticas sociais, oferecendo instrumentos de transformação por meio da informação e do diálogo entre universidade, entidades e comunidade. O resultado é a possibilidade de uma atuação mais assertiva, com subsídios para aqueles que trabalham em prol das pessoas”, destacou.

Com assuntos direcionados para entidades da sociedade civil, conselhos de políticas públicas, gestores públicos, grupos sociais e muitos outros, as temáticas trazidas serão específicas. Ainda assim, Vieira explica que todos podem ter acesso aos eventos. “Não ter um conhecimento técnico não impedirá o cidadão de participar. Mesmo sendo um evento direcionado, aquela pessoa com o objetivo de contribuir, ou até se preparar para atuar neste meio, poderá participar”, esclareceu.

Formação segue como curso de capacitação 

No dia 22 de julho a professora Fernanda da Silva Lima, do PPGD, abordará as “Políticas Públicas de Igualdade Racial no âmbito dos Conselhos Gestores”. Já no dia 5 de agosto, o professor Ismael Francisco de Souza, do PPGD, dialogará sobre “A Criança e o Adolescente: proteção social e participação nas políticas públicas”.

Após os encontros, a iniciativa trará o Curso de Formação em Direitos humanos, Cidadania e Políticas Públicas, com mais de 80 horas. O edital será lançado ainda no mês de julho e o curso ocorre no segundo semestre de 2020.

A proposta visa aprofundar os assuntos abordados Diálogos com a Sociedade Civil e Conselhos Gestores de Políticas Públicas, e atender as demandas sociais. Para participar do evento e da formação, basta enviar um e-mail para extensaoppgd@unesc.net, informando nome, município e instituição de vínculo (Se houver). Posteriormente será encaminhado aos inscritos o link de acesso. As duas oportunidades terão certificação

Além do PPGD, também estão presentes nos eventos o PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).

Leia mais sobre: