InternetData CenterAssinante

Unesc abre processo seletivo para programa de residência no HMISC

Edital lançado nesta terça-feira abre duas vagas em cada especialidade
Unesc abre processo seletivo para programa de residência no HMISC
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/02/2020 às 10:38

A Unesc iniciou o ano de 2020 com diversas novidades, uma delas são os novos Programas de Residência Médica em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, inéditos no Sul catarinense. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC) e a Rede Municipal de Saúde, a Universidade vai desenvolver o programa cujo edital já está aberto.  

“A aprovação destes programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria qualificará sobremaneira esta área em nossa região”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta

Programa atenderá demanda da região 

Para a reitora, a Universidade e o curso de medicina, há algum tempo, vem planejando a implantação dos Programas de Residência Médica, buscando atender com excelência demandas ainda não supridas na região. 

“Estamos comemorando este resultado junto aos nossos parceiros a quem somos gratos pela possibilidade de compartilharmos este projeto tão planejado por todos nós: Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, Hospital São José e Hospital São Donato. Estamos colhendo o resultado de muito empenho e dedicação de nosso time da Medicina”, salienta. 

A coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa, também comemora a conquista e afirma que a Residência Médica no HMISC irá contribuir com a formação de médicos especialistas que conhecerão a realidade da região, o que reforçará o trabalho da Unesc em prol da saúde no Sul catarinense.  

“Este desafio vem abrir o ano letivo com novas possibilidades de crescimento e construção de significativos conhecimentos em nível de especialização médica. No ano em que completa 20 anos, o curso de Medicina da Unesc inicia com mais um passo rumo à excelência em especialização médica e seu conceito máximo (nota 5) na avaliação do MEC”, afirma a coordenadora de Medicina da Universidade. 

Seleção dos candidatos 

A seleção de candidatos para os Programas de Residência Médica da Unesc será desenvolvida em duas etapas: prova escrita e avaliação do currículo e entrevista (realizado por uma banca examinadora, nomeada pela Reitoria, composta por três profissionais. 

Os médicos interessados em participar do processo seletivo para a Residência devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro (confira o edital). 

Ministério da Saúde anuncia bolsas para o período de três anos 

O projeto dos Programas de Residência em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia da Unesc foi submetido à análise da Comissão Estadual de Residência Médica de Santa Catarina em agosto de 2019. E posteriormente, à Comissão Nacional de Residência Médica, que seguindo o parecer avaliativo positivo dos avaliadores que visitaram o HMISC e buscaram levantar as condições didático-pedagógicas para cumprimento dos requisitos necessários ao funcionamento de um bom programa de Residência Médica. 

No final de outubro de 2019, a Unesc, por meio de seu curso de Medicina recebeu o parecer favorável ao credenciamento provisório dos Programas de Residência Médica em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia. 

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que os médicos selecionados pelos novos programas da Universidade, em parceria com o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina e a Rede Municipal de Saúde serão beneficiados com bolsas para a realização. 

Leia mais sobre: