InternetData CenterAssinante

Uma nova oportunidade: paciente curado da Covid-19 conta sobre os dias na UTI

Jeferson da Silva Zago, de 47 anos, ficou internado durante 43 dias
Uma nova oportunidade: paciente curado da Covid-19 conta sobre os dias na UTI
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 27/05/2020 às 08:52

Uma nova chance. É assim que Jeferson da Silva Zago, de 47 anos, morador de Sangão, está enxergando a vida. Ele esteve internado durante 43 dias em dois hospitais da região sul e está curado da Covid-19 após 27 dias de coma. 
 
Zago foi internado no dia 13 de abril no Hospital São Sebastião, em Treze de Maio, e foi transferido quatro dias depois para o Hospital São Donato, em Içara, onde ficou 38 dias. O paciente ainda esteve 27 dias em coma internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Comecei  a passar mal em um sábado e três dias depois foi se agravando. Sentia falta de ar, tinha febre, dor no corpo, perdi o paladar e por isso busquei o hospital”, lembra. “A Covid-19 foi descoberta em Treze de Maio e desde então comecei a lutar contra a doença, mas sempre achei que seria algo tranquilo e que a doença seria pior em idosos, porém não foi bem assim”, completa. 
 
Ele ainda relata que após 27 dias em coma, acabou acordando e não sabendo muito bem o que estava acontecendo. “O que posso dizer é que a morte está mais próxima do que imaginamos. Eu conseguia ver as placas de saída na UTI, mas eu não falava. Eu senti a morte chegando”, detalha. 
 
Zago é casado há 27 anos com Janete Manoel Zago e possui duas filhas. Elas realizaram o teste do coronavírus e o resultado apontou negativo. “Pedimos que as pessoas tenham mais compaixão com o próximo. Não estamos infectados e ele está curado. Estamos enfrentando uma pandemia, não é momento para julgamentos ou até mesmo preconceitos”, declara Janete. 
 
Jeferson saiu da UTI há dez dias e comemora a nova fase em casa com a família. “Eu não tinha força para tomar banho e todos os funcionários do Hospital São Donato me ajudaram e salvaram a minha vida. Não tenho palavras para agradecer o que eles fizeram por mim enquanto estive internado”, pontua. O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, realizou uma visita na tarde dessa terça-feira para Jeferson e sua família.