InternetData CenterAssinante

Terreno onde será o Santa Vita Saúde Center passa por sondagem e diagnóstico de subsolo específica

Sem perfurações, é possível fazer varredura do terreno para projetar melhor a obra
Terreno onde será o Santa Vita Saúde Center passa por sondagem e diagnóstico de subsolo específica
Foto: Divulgação/Santa Vita Saúde Center
Por Redação Engeplus Em 28/12/2020 às 17:58

A empresa responsável pela obra do Santa Vita Saúde Center, contratou uma empresa para auxiliar no processo de sondagem e diagnóstico de subsolo sem perfuração do local onde está sendo erguido o empreendimento. “Buscando sempre um diferencial em nosso grande projeto, contratamos  uma empresa de Florianópolis para realização de pesquisas no subsolo, mesmo já realizando dois tipos de estudos, sondagem rotativa e à percussão SPT”, esclareceu Edilando de Moraes, diretor da Compacta Incorporadora.

O trabalho de sondagem do solo, ou sondagem geofísica, é um recurso extremante eficaz, que faz com que por meio de leituras de ondas e sem perfuração, possa ser identificado interferências no subsolo do terreno em questão, com ajuda de imagens elétricas dos materiais de solo, sejam rochas, água, entre outros.

A sondagem

Diferente de uma sondagem convencional com furos, o Estudo Geológico Geofísico, se propõe a fazer uma varredura do terreno como um todo sem qualquer perfuração ou escavação. Após a etapa de Geologia se usa o ensaio geofísico da tomografia elétrica. Assim, vendo o subsolo do terreno como um todo e em várias profundidades não ficam dúvidas de como melhor projetar.

"No terreno são fixados no solo, eletrodos e através deles uma onda elétrica se propaga, retornando dados gráficos a uma sonda. Comparando a alguns exames de diagnóstico de saúde como tomografia/eletrocardiograma/ultassom/rx do corpo humano eletrodos se colocam em peito, punhos, crânio, etc, e uma onda se propaga trazendo informações de dentro do corpo humano que não se visualiza a olho nu e ao mesmo tempo não se abre ou fura, para verificar”, explica Deisy Schulz Xavier,  diretora da empresa contrata.

Com este tipo de trabalho é possível observar e assim prevenir qualquer tipo de alteração na área em questão, auxiliando e dando suporte ao estudo do terreno, caso haja presença de algo que por sua vez, possa causar algum dano. Com imagens elétricas obtidas em estudo, é possível ter uma base de informações precisas para possíveis objetos naturais no solo que possam prejudicar ou não a obra.

De acordo com o geólogo Fernando Xavier, que completa, o Estudo Geológico Geofísico, ao final, trará as informações das ocorrências, tamanhos e profundidade de regiões com rochas, suas espessuras, presença de blocos de rocha, identificação do contato solo/rocha, de zonas fraturadas, do nível do lençol freático, interferências enterradas, camadas sedimentares, cavernas, galerias, tubulações, localização e qualificação de jazidas minerais, delimitação de plumas de contaminação, entre outros.

A sondagem geofísica por eletrorresistividade usa um equipamento portátil e com rápida execução sem impacto, atinge grandes profundidades, e no caso do Estudo do Santa Vita, 50m de profundidade, fazendo assim, uma varredura vertical além da varredura horizontal com as tomografias elétricas. Este tipo de estudo e trabalho, torna muito mais fácil o processo de edificação de qualquer empreendimento, trazendo ainda mais segurança para construção em questão.

Garantia na análise e diferencial do prédio

Outro ponto que precisa ser destacado com a sondagem de solo, é a garantia da análise. Quando se faz este tipo de edificação é de extrema importância garantir toda segurança e qualidade no processo de desenvolvimento e construção da obra. Sendo assim, a sondagem possibilita e garante a análise de toda e qualquer possível interferência no solo pois traz dados precisos a possíveis riscos

O Santa Vita Saúde Center é uma obra que tem como principal objetivo trazer ainda mais conforto e segurança para pessoas que precisem tratar da saúde. Com 31 andares, destes 11 para estacionamento de carros, o Santa Vita vem para desafogar o fluxo de veículos na região ao entorno do Hospital São José, bem como dar suporte a este complexo hospitalar cuja conexão, por meio de passarela, será o diferencial do prédio e irá ajudar na agilidade do atendimento aos pacientes, médicos e acompanhantes que precisarem se deslocar até o complexo hospitalar.

“O Santa Vita possui mais de mais 40 diferenciais em sua estrutura; isso comparado a construções no Sul do Brasil. A sondagem de solo traz mais um ponto de garantia e mais qualidade em um produto final; por isso acrescentamos mais este item a todos os clientes que adquirirem salas no Santa Vita: a segurança de um projeto, que certamente irá mudar cenário de empreendimentos voltados para área da saúde em Criciúma e região”, finalizou Moraes.

Colaboração: Katia Farias/Santa Vita Saúde Center