InternetData CenterAssinante

Sombrio tem quatro pacientes em tratamento por Covid-19; outras três pessoas já foram curadas

Balanço foi divulgado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira, dia 14
Sombrio tem quatro pacientes em tratamento por Covid-19; outras três pessoas já foram curadas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sombrio
Por Thiago Hockmüller Em 14/04/2020 às 14:24

O município de Sombrio divulgou na manhã desta terça-feira, dia 14, um boletim atualizado sobre os casos de Covid-19. Até o momento são 44 notificações, sendo 30 casos descartados, oito confirmados e seis ainda aguardam o resultado da coleta junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).

Dos casos confirmados, três pacientes estão curados, entre eles um profissional de saúde, e outros quatro estão em tratamento. Também já existe uma morte confirmada em Sombrio por Covid-19. A vítima é a professora Ana Cláudia José Luiz, 42 anos de idade, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá (HRA) desde o dia 29 de março e faleceu por volta das 5h40 do último sábado, dia 11.

Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, 102 pessoas estão em isolamento domiciliar e recebendo acompanhamento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São pacientes sintomáticos que procuraram atendimento no Centro de Triagem ou no Hospital Dom Joaquim. Além do mais, 28 pessoas já foram dispensadas do monitoramento por não apresentar mais os sintomas.

Somente nessa segunda-feira, dia 13, o Centro de Triagem atendeu 26 pessoas com sintomas gripais e 10 foram encaminhadas para monitoramento e isolamento domiciliar. 

Alteração nas UBss

A Prefeitura de Sombrio também anunciou nesta terça-feira o fechamento de algumas UBSs em função de profissionais da saúde que passam por monitoramento. Desta forma, o serviço ficou assim distribuído:

Bairros São José e Nova Brasília serão fechados. Cidadãos atendidos nestas unidades devem se deslocar até o bairro Januária, onde o Posto de Saúde atenderá a todos. Serviços odontológicos, nesse período, apenas em caso de emergência (também na Januária).

Bairros São Luiz e Centro: Continuarão sendo realizados atendimentos domiciliares, curativos e pré natal. O restante, como consultas clínicas, serão centralizados no posto do bairro Parque das Avenidas.

Distritos Nova Guarita e Boa Esperança seguem abertos normalmente.

Centro de triagem do hospital seguirá funcionando de segunda a sexta-feira. Sábados e domingos serão realizadas triagens com estrutura do hospital, não mais utilizando outra ala, que depende de mais investimento de recursos públicos.