InternetData CenterAssinante

Sobe o número de recuperados da Covid-19 em Araranguá

Secretaria de Saúde do município reforça atenção para o isolamento social
Sobe o número de recuperados da Covid-19 em Araranguá
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 27/05/2020 às 15:16

Ao passo em que a curva de contaminados por coronavírus acentua, os municípios também comemoram casos de pessoas recuperadas da doença. Segundo um novo relatório disponibilizado pela prefeitura de Araranguá, subiu de 19 para 21 o número de pessoas livres de sintomas no município - todas elas haviam sido positivadas.

Para a secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias, o diagnóstico na Cidade das Avenidas tem sido positivo. Até o momento, são 61 casos confirmados (eram 56 até ontem), com 38 pessoas em tratamento e apenas dois óbitos. “É um número positivo. Não queremos perder ninguém. As perdas que tivemos eram de pacientes com sérias comorbidades. Para isso (evitar óbitos) temos que respeitar o isolamento”, pondera. 

Na madrugada do último domingo, dia 24, uma idosa de 90 anos de idade perdeu a vida em função da Covid-19. Ela estava internada no Hospital Regional de Araranguá (HRA) desde o dia 13 de maio e também apresentava problemas de hipertensão. Já a primeira morte foi confirmada no dia 11 de maio e teve como vítima uma idosa de 63 anos que também apresentava comorbidades

Para Evelyn, a redução de contaminados depende do cumprimento do isolamento social, ou seja, quanto mais esta ferramenta de combate for quebrada, maior será a ascensão da curva de infectados. “O que temos certeza é que a curva está subindo, assim como em todo o Estado. Os recuperados que estamos informando, eram positivos e estão assintomáticos. Estamos caminhando bem e precisamos que a população respeite um pouco mais o isolamento. O Estado está com um percentual (de isolamento social) de 37%, no fim de semana aumentou para 50%. O ideal é acima de 60% e não estamos conseguindo”, alerta.

Pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com positivados podem procurar o Centro de Triagem do município, em anexo à entrada secundária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na avenida XV de Novembro, bairro Cidade Alta. O atendimento é realizado diariamente, das 7 às 19 horas.

Leia mais

Uma nova oportunidade: paciente curado da Covid-19 conta sobre os dias na UTI