InternetData CenterAssinante

Sindilojas de Içara e Região solicita adiamento do Bloco X

O pedido é para que a prorrogação ocorra até junho de 2021
Sindilojas de Içara e Região solicita adiamento do Bloco X
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/09/2020 às 18:12

Diante do número reduzido de colaboradores com os afastamentos durante a pandemia no comércio e também por causa do impacto causado pelo coronavírus no faturamento das empresas, o Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão emitiu uma solicitação formal a parlamentares e governantes catarinenses para o adiamento da exigência de entrega do Bloco X. O pedido é para que a prorrogação ocorra até junho de 2021.
 
“Tivemos um ano cheio de transtornos e precisaremos de mais prazo para nos adequar”, indica a empresária, Norma Ferro de Souza. “Os comerciantes não podem ser penalizados mais ainda. Tivemos meses de comércio fechado e toda a atenção dos empreendedores está voltada agora a retomada da economia. Acreditamos que o adiamento é um gesto necessário”, completa o presidente do Sindilojas de Içara e Região, Marcelo Bitencourt Casagrande.
 
O Bloco X consiste no envio de arquivos gerados automaticamente pelo Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). Estes dados devem ser encaminhados diariamente no caso de tributação e venda de mercadorias. Para o acompanhamento do estoque, por vez, o envio precisa ser mensal. A intenção do Estado é acompanhar e fiscalizar as transações de forma mais efetiva. O prazo inicial para a obrigatoriedade no envio dos arquivos do Bloco X era 1 de junho. Contudo, houve readequação para 1 de outubro.

Colaboração: Lucas Lemos/Inoova Comunicação