InternetData CenterAssinante

SES define regras para retomada da realização de casamentos, aniversários, formaturas e afins

Confraternizações não poderão acontecer em regiões de risco grave e gravíssimo
SES define regras para retomada da realização de casamentos, aniversários, formaturas e afins
Foto: Unsplash
Por Lucas Renan Domingos Em 18/09/2020 às 20:09

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira, dia 18, a portaria Nº 710, que autoriza a retomada gradual e monitorada dos eventos sociais no Estado. O texto define regras para a realização de confraternizações com convidados como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins, sejam eles realizados em espaços públicos ou privados. Não estão inclusos no documento eventos com cobrança de ingresso, como shows, por exemplo.

As flexibilizações levam em consideração a avaliação de risco potencial de Covid-19 das regiões de Santa Catarina. Caso a classificação regional seja gravíssima (cor vermelha) ou grave (laranja), como são os casos das regiões do Sul de Santa Catarina, os eventos sociais estão proibidos.   

Caso a classificação seja alta (cor amarela), fica autorizada a realização de eventos sociais, respeitando a capacidade de ocupação de 40% do espaço onde ocorre a confraternização. Já se a região se encaixa no nível moderado (cor azul), os eventos sociais poderão ocorrer com a capacidade de ocupação de 60% do ambiente.

Foram definidas regras também para o controle de acesso dos convidados e para os estabelecimentos onde estará ocorrendo a confraternização. Os presentes e os funcionários contratados para o evento, deverão usar máscara, uso de álcool em gel e respeitar distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro, obedecendo demarcações no chão. Também o acesso ao evento só será permitido com lista de convidados e com medição de temperatura na recepção.

Já os estabelecimentos precisarão fornecer itens de higiene, como sabonete, álcool e toalhas de papel, para os convidados. Providenciar equipamentos de proteção individual para os colaboradores e respeitar as demais regras sanitárias previstas na portaria. Todas as medidas para a realização de eventos sociais podem ser lidos clicando aqui.

Regras também para outros eventos públicos

A SES publicou também outras publicou outras seis portarias. Elas estabelecem critérios para retorno gradual de congressos, concursos públicos, cinemas, teatros, museus, feiras e exposições. Também foram definidos os regramentos para a prova de roupas no comércio catarinense e para o funcionamento de academias.

Todas as liberações também levam em conta as avaliações do risco potencial regionais para a Covid-19. Pela matriz do Governo do Estado publicada na última quarta-feira, dia 16, Santa Catarina está com 10 regiões em estado grave e uma em estado gravíssimo. As liberações gradativas, de acordo com essa análise, podem ocorrer apenas na região Extremo Oeste, a única que apresentou risco Alto.

Leia todas as portarias:

Portaria 708 – Dispõe sobre normas para a prova de roupas no comércio
Portaria 710 – Dispõe sobre as normas para eventos em Santa Catarina
Portaria 712 - Dispõe sobre as normas para funcionamento de museus em Santa Catarina
Portaria 713 – Regulamenta as atividades de academias no estado
Portaria 714 - Dispõe sobre as normas para realização de concursos em Santa Catarina
Portaria 715 - Dispõe sobre as normas para congressos em Santa Catarina
Portaria 716 - Dispõe sobre as normas para realização de feiras em Santa Catarina