InternetData CenterAssinante

Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é aberta com discussão sobre a Inteligência Artificial

Palestra de abertura foi assistida por mais de 4,5 mil pessoas por meio da Unesc TV
Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é aberta com discussão sobre a Inteligência Artificial
Por Redação Engeplus Em 27/10/2020 às 12:25

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o mês de outubro há 11 anos têm significado especial na Unesc. Isso porque ao longo deste tempo instalou-se na Universidade a tradição daquele que hoje é o maior evento acadêmico da Instituição: a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). A edição de 2020, iniciada na noite desta segunda-feira, dia 26, ganhou formato virtual, mas não menos dinâmico.

O evento contará com mais de 120 palestras e quase 900 trabalhos acadêmicos apresentados de forma paralela até sexta-feira, dia 30. Para marcar a abertura oficial da edição, que levanta a temática “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”, a Universidade recebeu o convidado Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. para compartilhar experiências e ministrar palestra sobre “Os futuros do futuro do trabalho: qual o papel da Inteligência Artificial nessa jornada?”. A palestra foi assistida por mais de 4,5 mil pessoas por meio da Unesc TV no YouTube.

Os próximos quatro dias serão de extensa programação com mais de 2.400 inscritos, número que já representa aumento com relação à última edição. Entre a ampla programação a SCT conta ainda, como eventos paralelos, com o 20º Seminário de Iniciação Científica; o 12º Salão de Extensão; o 10º Salão de Ensino; o 6º Salão de Pós-Graduação; a 7ª Feira de Inovação; o 7º Talento Cultural; a 6ª Feira de Ciências; o 5º Unesc Innovation Bootcamp; o 5º Workshop de Arqueologia; o 3º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia e a Jornada Empreendedora.

Edição com desafios e superações

Em um ano no qual inúmeros foram os desafios e adaptações necessárias diante do cenário imposto pela pandemia de Covid-19, a Semana de Ciência e Tecnologia não ficou para trás e, assim como toda a Universidade, foi reinventada para um novo formato. O trabalho realizado ao longo dos últimos meses para que fosse possível transformar o maior evento institucional da Unesc em um evento de excelência também de modo online, conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, foi realizado em muitas mãos.

“É um orgulho iniciar mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia, evento pelo qual tenho especial carinho. Me causa muita alegria vê-lo se tornando realidade em um tempo de tamanhas adversidades como este em que a pandemia convocou. Esse sucesso já estabelecido reflete a dedicação de professores e estudantes muito comprometidos”, frisou Luciane.

Para a reitora, o poder da Universidade na produção de ciência e conhecimento é extraordinário e reflete seus resultados na sociedade de forma geral. “Esse conhecimento deve ser sempre ser aplicado para o bem das pessoas e construção dos seus projetos de futuro, assim como para a sociedade que tem na Universidade um dos seus pilares. Que possamos, como Universidade, ocupar sempre esse importante papel à altura, com a responsabilidade e a excelência de uma Instituição cinquentenária”, completou.

Ao abordar a temática da Inteligência Artificial aplicada nas mais diferentes áreas do conhecimento, para a coordenadora geral do evento, Merisandra Cortes de Mattos, a Unesc leva conhecimento irrestrito à sociedade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é um evento de grande porte que mobiliza toda a nossa Universidade, além de outras instituições de Ensino Superior, escolas de Ensino Fundamental e médio e comunidade não só de Santa Catarina. Nesta edição contamos com participantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Rondônia, Paraíba, Minas Gerais, Maranhão Pará, São Paulo, entre tantos outros estados, o que representa sua força e importância ao levar uma temática emergente em diferentes abordagens para a sociedade”, destacou na cerimônia.

A abertura da 11ª SCT contou ainda com as palavras, na mesa de honra virtual, da pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação e presidente da Comissão Organizadora da SCT, Oscar Montedo; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Ari Geraldo Neumann;e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmico Douglas Leffa.

A Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pela Unesc com apoio da Biozenthi, da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e patrocínio do CREA-SC.

Inscrições abertas

Os interessados em participar de alguma das atividades das 11ª SCT podem realizar sua inscrição através do link. No site http://sct2020.unesc.net/ é possível também conferir a programação completa de cada dia de evento.

Ensinamentos

Ivanovitch Medeiros Dantas, responsável pela palestra de abertura oficial da edição de 2020 da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc já iniciou o evento com altíssimo nível de conteúdo. Os dados apresentados pelo professor procuraram deixar claro a capacidade de transformação gerada pela Inteligência Artificial, destacando, entretanto, o papel do profissional especialista por trás da tecnologia.

Conforme Ivanovitch, o papel humano e o conhecimento técnico não deixarão de ser importantes. “A computação pode resolver muitas coisas, mas ela precisa do especialista do assunto. Isso só mostra que precisamos juntar as áreas e, a partir disso, desenvolver soluções. É um movimento que já está sendo feito, mas precisa ser expandido”, destacou.

Com exemplos voltados as áreas médicas, da moda e até jurídica o palestrante destacou o potencial criado pela Inteligência Artificial e de que forma o profissional deverá estar capacitado. “Os empregos não deixarão de existir. Eles apenas deixarão de existir da forma que são hoje e para isso o profissional precisará, principalmente, estar aberto a reaprender”, salientou.

Na visão do convidado, todas as tecnologias apresentadas não são o que representam, de fato o futuro. “Na minha visão isso nem é o futuro. Eu imagino que o que realmente possa impactar de maneira que a gente nem imagina é o mercado pós-digital, a BioTech e GNR”, completou referindo se ao termo que significa Genética, Nanotecnologia e Robótica.

Ao final da explanação o palestrante respondeu ainda aos questionamentos dos espectadores. Todo o conteúdo compartilhado por Ivanovitch Medeiros Dantas segue disponível no vídeo de abertura da SCT 2020 no canal da Unesc TV no YouTube.

Confira algumas das principais atividades da semana:

Terça-feira (27/10):

14h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Educação Patrimonial: Pré-história através da experimentação.

14h - 3º CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA – PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: Inteligência Artificial X Animais Peçonhentos

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: Potencial criativo

19h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Promoção do patrimônio histórico cultural por meio da Gamificação

Quarta-feira (28/10):

14h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Os Povos Indígenas La klano Xokleng e Guarani: 1) Mõg be, bebida tradicional do povo Laklãnõ; 2) O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: Kaoslearning: repensando a educação remotamente

19h - 3° CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA: Qual a nova bioinspiração da Inteligência Artificial?

20h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Comunicação digital e vendas online

Quinta-feira (29/10):

13h30 - BOOTCAMP: Unesc Innovation Bootcamp

18h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Tríplice Hélice da Inovação na Unesc Araranguá

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: A universidade como protagonista da criação da cultura empreendedora

19h - FEIRA DA INOVAÇÃO: Innovation Lab (Mixed, Virtual and Augmentesd Reality)

19h - BOOTCAMP: Unesc Innovation Bootcamp

20h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: O que é essa tal de inovação aberta?

20h30 - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Empreendedorismo estudantil e protagonismo - formando lideranças

Sexta-feira (30/10):

10h - FEIRA DA INOVAÇÃO: Innovation Lab (Mixed, Virtual and Augmentesd Reality)

14h - 3º CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA – PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: Inteligência Artificial X Animais Peçonhentos

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: "Estratégia empreendedora para recuperar negócios em tempos de crise"

19h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Sessão de Pitches

Leia mais sobre: