InternetData CenterAssinante

Saúde repassa novas orientações às pessoas com sintomas gripais em Forquilhinha

A iniciativa visa melhorar a escala de atendimento dos profissionais da saúde.
Saúde repassa novas orientações às pessoas com sintomas gripais em Forquilhinha
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/04/2020 às 13:21

A Secretaria de Saúde realizou mudanças nos atendimentos relacionados ao novo coronavírus em Forquilhinha. O município conta com três estruturas preparadas para orientar e atender pessoas que estão com sintomas gripais, a exemplo da central Alô Saúde, Centro de Triagem Coronavírus e o Pronto Atendimento.

Alô Saúde

Quem apresentar o quadro de tosse, dor de garganta, febre ou falta de ar, o primeiro passo é ligar para a central Alô Saúde no 0800 645 1050, que funciona todos os dias das 7 horas às 19 horas. No contato, o profissional vai indicar qual a melhor alternativa, dependendo do quadro, se é o isolamento em casa ou o encaminhamento para a estrutura da saúde mais adequada ao momento.

Centro de Triagem Coronavírus

O Centro de Triagem Coronavírus passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas gripais. “Fizemos adequações neste local para melhorar a escala de atendimento dos profissionais da saúde. Se houver a necessidade, conforme o avanço dos casos de coronavírus, podemos ampliar o horário”, conta o secretário de Saúde, Fabricio Ferreira.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento permanece com o horário tradicional para os atendimentos de urgência e emergência. A orientação aos pacientes com sintomas gripais é que deem preferência ao primeiro atendimento na central Alô Saúde e o Centro de Triagem Coronavírus.

Prevenção

A principal forma de prevenção do novo coronavírus covid-19 é a higienização das mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel. Também deve proteger a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço utilizando a etiqueta da tosse, além de evitar ambientes aglomerados.

Colaboração: Filipe Casagrande/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Forquilhinha