InternetData CenterAssinante

Satc entrega máscaras faciais a profissionais da saúde

Equipamento permite mais segurança na realização de procedimentos
Satc entrega máscaras faciais a profissionais da saúde
Foto: Divulgação/Satc
Por Redação Engeplus Em 30/03/2020 às 15:54

A equipe da Satc segue produzindo equipamentos que podem contribuir com a segurança dos profissionais da saúde em tempos de coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira, dia 30, foram entregues oito máscaras faciais produzidas nas impressoras 3D da instituição. “Essa é uma forma de devolver à sociedade um pouco de tudo que ela nos dá, mostrando como o conhecimento e a ciência estão a serviço das pessoas”, ressaltou o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

As máscaras são moldadas na impressora e recebem uma placa plástica transparente. “Sempre usei os EPIs, mas nunca a máscara facial. Agora vivemos um momento diferente e acredito que os protocolos de segurança irão mudar consideravelmente”, explicou o dentista Mário Luis Conti Gava.

Além dele, outros dois profissionais da odontologia, médicos de Criciúma e o Hospital São Marcos, de Nova Veneza, também receberam os equipamentos. “Temos outros sendo produzidos e, em breve, também vamos doar aos profissionais da saúde”, explicou o professor Anderson Daleffe. O uso prático das máscaras também vai ajudar a equipe da Satc a fazer ajustes e melhorias.

Desde a semana passada, professores e alguns acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Satc estão debruçados sobre dois projetos. O das máscaras faciais, que já começam a ser entregues, e o dos respiradores. “Esse é mais complexo, requer estudos e orientação porque estamos lidando com um equipamento preciso. Esperamos ter um protótipo nos próximos dias”, informou Daleffe.

Leia mais sobre: