InternetData CenterAssinante

Santa Catarina chega a 40 casos confirmados de coronavírus

O governador informou que entre os pacientes suspeitos está uma criança de 5 anos
Santa Catarina chega a 40 casos confirmados de coronavírus
Foto: Mauricio Vieira / Secom
Por Rafaela Custódio Em 20/03/2020 às 19:00

Santa Catarina registrou 40 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 20, pelo governador do Estado, Carlos Moisés que informou que oito pacientes estão internados com o vírus no território catarinense.

“São oito pacientes internados em hospitais das mais diversas regiões, alguns já tiveram diagnóstico confirmado, outros aguardam. Quatro deles são do público idoso, mas temos pacientes jovens, uma criança de 5 anos que investigamos para coronavírus. Também temos da faixa etária de 30 e 50 anos. O quadro clínico tem uma faixa etária mais estendida, isso reforça ainda mais a necessidade de que entendam que todos fazemos parte do grupo de risco”, relata o secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino. 

Segundo o governador, uma criança de 5 anos está com suspeita de coronavírus em Santa Catarina. “Se confirmar o caso de uma criança de 5 anos,  sai bastante do perfil, o que mostra que ter suspendido a aula é fundamental para que a gente contenha a propagação do vírus, ela vai acontecer, mas não de forma tão intensa. Acreditamos que se a gente recebe esse tanto de diagnóstico, teremos muito mais pessoas, porque temos pessoas assintomáticas que não chegarão a fazer o diagnóstico”, pontua. 

O secretário de Saúde relata que 361 amostras estão sendo analisadas. “Temos essa parcela da população que não tem sintomas e isso nos motiva a trabalhar de forma incessante na orientação, para que esse número tenha reduzido dentro do possível”, declara. 

“Tivemos casos de crianças em outros países, o que nos leva a crer que não estamos imunes. Temos um planejamento e para conter essa alta, que vai na métrica grande, lá para segunda-feira talvez tenhamos mais de 100 casos confirmados no Estado. Precisamos mobilizar toda uma estrutura, porque a média é que cerca de 10% dos casos confirmados precisem de uma estrutura diferente, como respiradores, por exemplo”, explica o governador. 

De acordo com o governador, hoje, o Estado possui 48 leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aptos para receber casos de coronavírus, 104 leitos novos em até 20 dias e a meta é ter 278 leitos durante esse período de enfrentamento da doença.

“Além dessas ações, é importante se dizer que em relação à atuação da Polícias Militar e Civil, temos 5.102 intervenções em Santa Catarina relacionadas ao fechamento de locais, foram 517 ocorrências geradas, 479 notificações entregues pela autoridade ao infrator, 38 interdições de estabelecimentos, 68 termos circunstanciados, e na média das notificações, 7 ou 8 delas se transformam em intervenções do estabelecimento”, finaliza o governador.