InternetData CenterAssinante

Ressaca faz água do mar chegar à segunda quadra no Balneário Rincão

Fenômeno deve continuar nas próximas horas
Ressaca faz água do mar chegar à segunda quadra no Balneário Rincão
Foto: Leonardo Meller/Especial
Por Amanda Garcia Ludwig Em 03/04/2020 às 23:01 - Atualizado há 4 anos

Os moradores de Balneário Rincão notaram que o mar avançou mais do que o normal durante esta sexta-feira, dia 3. De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, a água do mar chegou até a segunda quadra de residências em razão de uma ressaca. 

Este fenômeno deve durar pelas próximas horas, e acontece devido a um ciclone extratropical que passa próximo da costa. "É bom que as dunas ainda existam no local. Em qualquer época do ano isso pode acontecer, desde que o ciclone esteja associado a uma frente fria próximo da costa", explica Sônego.

O ideal é que pescadores, surfistas e banhistas evitem o mar até que o fenômeno termine. "Barcos de nenhum tipo devem entrar no mar, e as pessoas também devem evitar a pesca na plataforma ou nos costões do Farol de Santa Marta ou Galheta", ressalta o climatologista.

Em um dos pontos da beira-mar do Balneário Rincão, a força da água chegou a carregar um container que serve como base para os guarda-vidas, no KM 5,5 da faixa de areia. Troncos de madeira que também ficavam fixados na beira da praia foram arrancados.

Veja abaixo alguns vídeos registrados pelos leitores do Portal Engeplus:


Vídeos: Leonardo Meller/Especial


Vídeo: Elisalandi Claudino