InternetData CenterAssinante

Quatro pacientes receberão teste da vacina contra Covid-19 no HSJ nesta quinta-feira

Unidade hospitalar recebeu cerca de 100 doses nesta etapa
Quatro pacientes receberão teste da vacina contra Covid-19 no HSJ nesta quinta-feira
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus/Ilustrativa
Por Rafaela Custódio Em 12/11/2020 às 10:49

O Hospital São José (HSJ) de Criciúma iniciou, nesta quinta-feira, dia 12, os testes com a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela empresa Johnson & Johnson. Os primeiros voluntários a receber as doses serão da região Sul catarinense e são quatro pessoas. 

Conforme o coordenador do Serviço de Medicina Intensiva do HSJ, Felipe Dal Pizzol, cerca de 400 pessoas realizaram o pré-cadastro. “Começamos a receber os pacientes na última terça-feira para determinarmos se eles possuem os critérios para receber a vacina. Nesta quinta-feira, quatro pessoas receberão a dose. Após a aplicação, nós continuaremos acompanhando os voluntários por mais dois anos. Além disso, eles terão um aplicativo que poderão nos informar sobre qualquer problema”, explica. 

Segundo Pizzol, serão sete mil voluntários no Brasil e 25 centros foram escolhidos pela empresa. “Recebemos neste primeiro momento 100 doses da vacina. Para nós é um orgulho, pois trabalhamos desde o início da pandemia do coronavírus nos cuidados dos pacientes e agora poderemos atuar também na prevenção”, destaca. Para realizar o protocolo, o HSJ possui uma equipe de 20 pessoas entre médicos, coordenadores de estudo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, profissionais da tecnologia da informação e auxiliares administrativos.