InternetData CenterAssinante

Psicologia da Esucri celebra o Dia do Psicólogo e os 10 anos de curso

Graduação comemora datas com a 10ª Semana Acadêmica
Psicologia da Esucri celebra o Dia do Psicólogo e os 10 anos de curso
Foto: Divulgação / Esucri
Por Redação Engeplus Em 27/08/2020 às 08:00

Nesta quinta-feira, dia 27, é comemorado o Dia do Psicólogo, profissional da área da saúde essencial na autodescoberta e bem estar das pessoas. Seu trabalho vem ganhando cada vez mais importância, por ser um dos principais alicerces de quem busca lidar com a pandemia do coronavírus da melhor forma. Pensando nisso, o curso de Psicologia da Esucri celebra a data junto com os 10 anos da graduação na sua 10ª Semana Acadêmica, que segue até sexta.

O curso de Psicologia da Esucri foi idealizado em 2010 pela direção da instituição, que percebeu um potencial da profissão em áreas sociais, escolas e organizações. A psicóloga Sandra Regina de Barros foi convidada para fazer parte da equipe como coordenadora, formatando uma matriz curricular que abrangesse a demanda local.

“Em agosto daquele ano, iniciamos com a primeira turma aprovada em vestibular. Com profissionais atuando na Amrec, Amesc e Amurel, completamos 10 anos com muito sucesso e mais de 250 novos psicólogos formados, celebrando na mesma semana do nosso dia”, ressaltou a coordenadora e professora do curso.

O psicólogo Rafael Colombo faz parte dessa história. O egresso formado em 2017 conta como o curso superou suas expectativas. “A Psicologia Esucri sempre me deu a possibilidade de ver a prática e a teoria lado a lado, fazendo ter a certeza que estava no curso certo. Através dela conheci grandes profissionais que foram meus mestres e me formaram nesse profissional que sou hoje e agora são meus colegas de trabalho com muito orgulho”.

Já a estudante Tatiani Eberhardt está trilhando o caminho. Na quarta fase da graduação, ela escolheu a Psicologia pela avaliação positiva de quatro estrelas no Ministério da Educação (MEC). “Me sinto honrada em fazer parte da história do curso, cuja avaliação é de extrema relevância para o meu futuro profissional. Até o momento me identifiquei pela área de psicopatologia, acho super interessante de ser estudada e futuramente pretendo atuar na psicologia forense”, comentou a aluna.

Spae Esucri

Uma das iniciativas mais importantes da história do curso é o Serviço de Psicologia Aplicada Esucri (Spae). Desde 2013, o programa oferece processos de psicodiagnóstico e psicoterapia, além de orientação vocacional e planejamento de carreira para pessoas de forma gratuita em qualquer faixa etária. O Spae presta um serviço de grande importância para Criciúma e região, sendo uma alternativa ao trabalho de atenção às demandas de saúde mental, para os que sofrem de diversas questões psíquicas.