InternetData CenterAssinante

Projeto Quimicando leva química a escolas sem laboratórios

Os alunos se divertem aprendendo a fazer experimentos
Projeto Quimicando leva química a escolas sem laboratórios
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 21/01/2020 às 21:17

Apaixonada por química, a professora Morgana Sartor Faraco queria levar a matéria para escolas sem acesso a laboratórios. Foi assim que surgiu o Projeto Quimicando, do curso de Engenharia Química da Satc, com intuito de ensinar as reações químicas, por meio de experimentos, aos alunos do 9° ano ao terceirão de escolas públicas.

“Nós desenvolvemos algumas práticas e vamos até as escolas para atender a deficiência dos laboratórios. Mostrar na prática, um pouco da química para os alunos”, explicou Morgana.

Junto com a professora, as bolsistas Heloísa Gonçalves e Leticia Delfino preparam as aulas. Os temas são voltados para os alunos aprenderem sobre reações químicas, o uso de reagentes e até fazerem experimentos. “É uma experiência gratificante e de muito aprendizado. É um retonor muito bom quando os os alunos olham, realmente interessados e fazendo perguntas, além do carinho que recebemos depois das apresentações”, contou Leticia.

Durante o processo, são feitas técnicas para fazer fumaça mágica, fogo colorido, ‘pasta de dente de elefante’ e transformar um liquido roxo em transparente, sempre explicando os conceitos da química. O projeto iniciou em setembro. Mais de 200 alunos receberam as aulas em 2019. Foram visitadas seis escolas: Natálio Vassoler, Rubens de Arruda, Marcos Rovares, São Cristóvão, Aloysius Back e Silva Alvarenga.

“A química acontece o tempo todo em nosso cotidiano e é isso que o projeto quer mostrar. A química pode ser descomplicada e interessante”, concluiu a professora. Os planos para 2020 é continuar o projeto com novas experiências. As escolas que desejam levar o Quimicando aos alunos podem entrar em contato pelo e-mail da professora Morgana: morgana.sartor@satc.edu.br.