InternetData CenterAssinante

Profissionais da saúde se unem e criam projeto para ajudar pessoas na quarentena

Objetivo é para que as pessoas possam criar nova rotina neste momento
Profissionais da saúde se unem e criam projeto para ajudar pessoas na quarentena
Foto: Unsplash
Por Rafaela Custódio Em 22/03/2020 às 11:48

As pessoas tiveram que parar suas rotinas na última semana por conta do coronavírus (Covid-19). Crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos caminham do mesmo lado contra o vírus. Mas a mudança de rotina pode trazer problemas à saúde mental e física. 

Pensando nas pessoas em quarentena, um grupo de profissionais da saúde criou um projeto para ajudar as famílias que estão em casa. A intenção é que todos se adaptem as novas rotinas para lidar com as angústias e ansiedades neste momento por meio de recomendações profissionais diárias e apoios psicológicos. 

Os envolvidos são psicólogos, personal trainers, nutricionistas e pedagogas. Cada profissional trabalhará em uma temática específica, ou seja, com atividades, leituras, sugestões de brincadeiras e até mesmo acolhimento. 

“As temáticas serão mostradas de forma privada em um grupo no WhatsApp para quem desejar participar do mesmo. Será feito um cronograma para que cada profissional tenha tempo de orientar as pessoas e falar sobre as atividades”, explica a psicóloga Ana Paula Pizzetti. 

As atividades serão gratuitas e as inscrições por WhatsApp. Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (48) 9.9622-3699 e falar com Camila ou (48) 9.841-0378 com Viviane. As inscrições acontecerão até quarta-feira, dia 25. 

Quem são os profissionais? 

Mila Goularte (psicóloga) – acolhimento online em situação de crises dos envolvidos no grupo. Orientação e supervisão dos profissionais que desejam realizar acolhimento/atendimento online nesse período.

Lucas Candido Pedro (personal trainer) – irá disponibilizar uma rotina de exercícios possíveis para fazer no espaço de casa para o adulto presente no projeto. Além disso, também dará sugestões de brincadeiras e atividades que possam ser feitas com as crianças para estimular a atividade física, com objetos e ambientes possíveis e ser encontrados dentro e casa, com ou sem participação do familiar. 

Talyta Mezzari (pedagoga) - atividades ou planos de aulas referentes ao currículo de cada criança, dependendo de sua faixa etária de idade. com apoio nas atividades escolares, principalmente em fase de alfabetização.

Viviane Brehm (psicóloga) – orientação e acolhimento psicológico para famílias em situação de estresse emocional

Ana Paula Pizzetti (psicóloga) e Leticia Evelyn (nutricionista) – vão disponibilizar um ebook com atividades para crianças e outro com atividades para os adultos. Esse material irá ajudar tanto a criança como o adulto. A alimentação como forma de autocuidado e técnicas de mindfulness.

Maiara Hoffmeister (psicóloga) – com foco nos trabalhadores que estão em quarentena com ou sem home office. Atividades para continuar o seu desenvolvimento e não entrar em ansiedade.

Louyse Sulzbach Damázio (nutricionista) – vai abordar a necessidade da alimentação nesse período de quarentena e a importância do vínculo com as crianças nesse momento, como atividade de preparação dos alimentos com ingredientes simples.

Larissa da Silva Ramos (psicóloga) - contribuir na questão de qualidade de vida das pessoas neste momento delicado de suas vidas, além de estar auxiliando com atividades direcionadas ao público infantil também com o objetivo de entretenimento.

Lucas Demetrio (psicólogo) – irá auxiliar no enfrentamento da angústia promovendo a saúde e bem-estar das crianças que apresentam problemas físicos, sensoriais, sociais e motores, desenvolvendo atividades que possam contribuir para um melhor desenvolvimento das crianças que se encontram em vulnerabilidade psicológica mediante a isolamento.

Mikhaela Antonello Alano (psicóloga) - contribuir com o planejamento semanal de atividades educativas e organização da rotina para ocupar as crianças e os pais poderem ter lazer. A rotina será com atividades para estimular o desenvolvimento motor, emocional, educacional, lúdico, com objetivo de explorar a criatividade, espontaneidade, atenção, sentimentos, sensorial, cognitivo e afetividade, além do auxílio mediante a dúvida ou dificuldades que os pais encontrarem como falta de limite, colocar em prática, recursos, falta de paciência,  ansiedade, medo, entre outros.

Thais Rozeng (analista corporal) - oferecer apoio emocional e sugerir ações segundo a individualidade da personalidade de cada pessoa, promovendo o autoconhecimento para melhor lidar em dias de isolamento.

Leia mais sobre: