InternetData CenterAssinante

Procedimentos odontológicos de urgência e emergência seguem mantidos em Criciúma

Em razão da pandemia de coronavírus, as consultas eletivas continuam suspensas
 Procedimentos odontológicos de urgência e emergência seguem mantidos em Criciúma
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 14/07/2020 às 16:13

Em função das orientações do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Odontologia (CFO), relacionadas à Covid-19, apenas os atendimentos odontológicos de urgência e emergência estão mantidos em Criciúma.  O município segue realizando os serviços em seis Unidades Básicas de Saúde, sendo cinco delas das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e uma das 7 horas às 19 horas todos os dias da semana. As consultas eletivas seguem suspensas.

O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), localizado no bairro Próspera, vem realizando alguns tratamentos específicos, uma vez que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas. “É agendado um paciente por hora e seguidas todas as orientações dos órgãos competentes com as medidas de segurança para não expor o paciente, bem como o profissional ao vírus”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

A orientação é que cada paciente siga corretamente o protocolo de higiene das mãos, sendo feito com água e sabão ou álcool em gel. Também fazer o uso de máscaras, obrigatório desde o dia 1º de julho, podendo gerar uma multa com o valor de R$ 1.971,70 aqueles que descumprirem.

Urgência e emergência

Apesar da semelhança, situações de urgência e emergência possuem significados diferentes. Os atendimentos de urgência são aqueles que não apresentam risco de morte do paciente, diferente aos de emergência, que devem ser tratados nos primeiros momentos após o diagnóstico.

Situações de urgência são biópsias, dor odontogênica aguda, alveolite, abscessos dentários ou periodontais, fratura dentária que resulta em dor ou trauma de tecidos moles bucais, remoção de lesões de cárie extensas ou restaurações que estejam causando dor, entre outros. Já os de emergência envolvem sangramentos não controlados, traumatismo envolve os ossos da face e celulites ou infeções bacterianas.

Unidades Básicas de Saúde com atendimentos odontológicos necessários

- UBS Metropol – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

- UBS Santa Luzia – 08 às 17h, de segunda a sexta-feira

- UBS Quarta Linha – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

- UBS Centro – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

- UBS Próspera – 08h às 17h, de segunda a sexta-feira

- UBS Boa Vista – 7h às 19h (todos os dias da semana)

Colaboração: Letícia Ortolan/Departamento de Comunicação da Prefeitura de Criciúma