InternetData CenterAssinante

Previsão é de novo ciclone extratropical em SC e RS

Ventos serão menos intensos que os registrados na última semana
Previsão é de novo ciclone extratropical em SC e RS
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 05/07/2020 às 21:57

Um novo ciclone extratropical deve atingir os estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) nos próximos dias, mas sem a magnitude dos ventos registrados na última semana. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, o novo fenômeno vai provocar ventos entre 60 e 80 km/h entre a noite de terça-feira, dia 7, e durante a quarta-feira, dia 8.

“No próximo dia 7, um sistema de baixa pressão desloca-se sobre o Rio Grande do Sul, desde o Oeste de SC em direção ao mar, intensificando-se na costa como ciclone extratropical. O sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do Oeste ao Sul de SC, próximas à divisa com o RS, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Na noite de terça e durante a quarta-feira, o ciclone favorece ventos mais intensos no litoral de SC, com aumento na agitação do mar”, dizem as meteorologistas da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues e Marilene de Lima.

Ainda conforme a Epagri, os ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa Sul do Brasil. Eles podem causar  alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro. “Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de SC”, afirmam. 

Cabe lembrar que o ciclone bomba da última semana provocou, na maioria das cidades atingidas, rajadas de vento entre 90 e 130 km/h.

Leia mais

Árvores caídas, placas derrubadas e prejuízos para os criciumenses: veja em fotos

O prejuízo do agronegócio em Siderópolis, após a passagem do ciclone extratropical