InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Criciúma emite nota oficial sobre corte de eucalipto na Praça da Chaminé

Árvores nativas serão plantadas no local nos próximos dias
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 02/02/2020 às 21:19 - Atualizado há 1 mês

Os moradores que passaram nos últimos dias pela Praça da Chaminé no bairro Próspera, em Criciúma, se surpreenderam com as árvores cortadas. Mas a Prefeitura do município emitiu uma nota oficial nesse domingo, dia 2, sobre o corte de árvores da espécie eucalipto. Segundo a nota, os cortes aconteceram em razão do risco de queda, já que as árvores estavam podres e poderiam colocar em risco os moradores da região e as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) que será inaugurado neste mês no local.

O morador do bairro Próspera, Fábio de Oliveira, ressalta que percebeu na manhã desta segunda-feira, dia 3, que as árvores foram cortadas e que o local era bastante proveitoso pelas sombras e também pela beleza. “Me surpreendi hoje quando vi as árvores cortadas. Passo sempre aqui, pois trabalho como pintor. Era um local até que usávamos como descanso por causa das sombras que as árvores traziam”, conta.

O prefeito Clésio Salvaro afirmou que novas árvores serão plantadas no local nos próximos dias. Além disso, a prefeitura emitiu uma nota oficial, confira:

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), esclarece que, devido ao risco de queda, árvores da espécie eucalipto, que estavam podres, foram extraídas da Praça da Chaminé, no bairro Próspera. Os eucaliptos são árvores exóticas, não pertencem à flora natural da região de Criciúma e poderiam, na Praça da Chaminé, causar danos aos moradores e às 350 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), que será inaugurado neste mês no local.

O governo municipal informa, ainda, que árvores nativas da espécie ipê-amarelo e ipê-rosa serão plantadas na Praça da Chaminé a partir dos próximos dias. A Prefeitura de Criciúma também revitalizará o paisagismo da praça e modernizará o sistema de iluminação pública com a instalação de lâmpadas de LED, que proporcionará mais conforto e segurança aos munícipes que frequentam o local.

A Administração Municipal reitera que o corte dos eucaliptos foi fiscalizado por profissionais da Famcri e que, no município de Criciúma, de acordo com a lei municipal n° 7.245, de 28 de junho de 2018, em casos de cortes de árvores das espécies eucaliptos e pinus, não é necessária a obtenção de autorização junto ao órgão ambiental municipal, exceto quando se tratar de Área de Preservação Permanente (APP), Área de Proteção Ambiental (APA) ou Zona de Área de Proteção Ambiental (Z-APA).