InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Criciúma avança com obras de drenagem do sistema binário da avenida Santos Dumont

Etapa inicial dos serviços consiste na ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais
Prefeitura de Criciúma avança com obras de drenagem do sistema binário da avenida Santos Dumont
Foto: Jhulian Pereira
Por Redação Em 22/07/2020 às 18:32

Os moradores que trafegam pela avenida Santos Dumont, nas proximidades do Teatro Municipal Elias Angeloni, podem perceber as melhorias realizadas pela Prefeitura de Criciúma. Há quatro meses, a Administração Municipal executa as obras de implantação do sistema binário que visa melhorar o trânsito de veículos e pedestres no bairro São Luiz. A etapa inicial das obras consiste na ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais.

Responsável pelos serviços, a empresa Confer Construtora Fernandes começou os trabalhos de microdrenagem e macrodrenagem na avenida Santos Dumont. “A Confer está implantando peças de concreto pré-moldadas para melhorar o escoamento das águas. As obras iniciaram em frente ao Ginásio Municipal, em direção à avenida Santos Dumont, e vão seguir até o cruzamento da avenida com a rua Nilo Peçanha e a rótula do bairro São Luiz”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “Essa galeria pluvial será ligada a outro canal, que passa pela rua Nilo Peçanha, pela avenida Carlos Pinto Sampaio e termina na rua Raymundo Pucher”, complementa.

No trecho entre o Teatro Municipal Elias Angeloni e a rua Giácomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho, além de implantar tubos de drenagem, a Confer iniciou as obras de alargamento da avenida. A via será duplicada e contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A avenida Santos Dumont contará calçadas e ciclovias.

O investimento para promover as melhorias é de R$ 32.433.128,48. O recurso foi garantido através de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões. “A Confer tem 30 meses para concluir a primeira etapa da implantação desta grande obra, que vai melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade urbana no bairro São Luiz”, conta a secretária. Os trabalhos incluem, ainda, a pavimentação e a urbanização da avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que foi contemplada com as obras de pavimentação asfáltica. A avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada.


Colaboração: Jhulian Pereira