InternetData CenterAssinante

Prefeitos do Sul de Santa Catarina criam decretos para tirar público das praias

Medidas estão sendo tomadas em Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva e Jaguaruna
Prefeitos do Sul de Santa Catarina criam decretos para tirar público das praias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Arroio do Silva
Por Lucas Renan Domingos Em 19/03/2020 às 17:54 - Atualizado há 4 anos

A restrição de circulação de pessoas em espaços públicos não consta no decreto de situação de emergência do Governo de Santa Catarina por conta do coronavírus. “Entretanto, a polícia vai fazer ações de orientação neste sentido, abordando grupos, pessoas e buscando conscientizá-las que elas devam voltar para as suas casas”, apontou o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Araújo Gomes. E uma das principais áreas de preocupações são as praias.

Desde o decreto, tem sido comum a aglomeração de pessoas na beira-mar em todo o litoral catarinense. No Sul, não é diferente. Por isso, prefeitos dos principais balneários da região estão baixando decretos para impedir a ida dos cidadãos até as orlas.

Balneário Rincão

Em Balneário Rincão o prefeito Jairo Custódio confirma que nesta quinta-feira, dia 19, pessoas circularam pela beira-mar. “Mas foi um movimento baixo. Mesmo assim, queremos zerar este tipo de situação”, pontuou. As medidas que serão tomadas no município, inclusive, já estão definidas.

A Prefeitura de Balneário Rincão anunciou que irá proibir o acesso à praia e às lagoas, por cinco dias, prazo que pode ser prorrogado. Um carro de som rodará pela cidade informando a decisão. O município também distribuirá cestas básicas às famílias carentes com alunos matriculados na rede municipal.


Imagens das câmeras do Portal Engeplus flagraram a praia de Balneário Rincão vazia na tarde desta quinta-feira, dia 19

Balneário Arroio do Silva

Em Balneário Arroio do Silva as medidas serão ainda mais drásticas. O prefeito Juscelino Guimarães ficou insatisfeito ao ver uma boa quantidade de pessoas na praia na manhã de hoje. “Não é para sair de casa. É um absurdo. A prefeitura está fazendo de tudo e obedecendo o decreto do Governo do Estado para combater esse vírus inimigo que assola nosso país e o pessoal indo para a praia?”, questionou.

Um ofício foi entregue para a Polícia Militar e Polícia Civil solicitando que retirem os banhistas da beira-mar. Uma barreira sanitária é outra ação que já está em funcionamento na cidade. Inicialmente, o prefeito havia informado ao Portal Engeplus que somente moradores do balneário iriam adentrar ao município “Ninguém que é de fora do nosso município vai entrar. E quem é daqui tem que ficar em casa. Preciso cuidar da população”, disse.

Porém, mais tarde, o tenente-coronel Ronaldo Cruz, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM) de Araranguá corrigiu a informação. "Teremos barreiras, mas somente orientando o cidadão para que permaneçam em suas residências. O acesso ao Balneário Arroio do Silva vai permanecer normal para quem mora na cidade e quem vai pra lá nos fins de semana. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica também vai reforçar o pedido para que as pessoas fiquem em casa e não se dirijam para a faixa de areia", afirmou. As novas determinações serão publicadas em decreto.


Praia de Balneário Arroio do Silva ficou vazia após prefeito anunciar que iria proibir aglomerações

Jaguaruna

Carro de som e polícia nas praias também passarão a fazer parte do cenário do município de Jaguaruna em tempos de coronavírus. A cidade possui balneários por toda a sua extensão e quer evitar a aglomeração de pessoas nos locais de banho.

“Notamos uma circulação considerável de gente nas praias. E aqui ainda temos outros agravantes. Nossa cidade tem o ‘chuveirão’, tem lagoas e não queremos nenhum banhista neste momento circulando nessas regiões”, confirmou o prefeito Edenilson da Costa.

Um decreto também foi assinado pelo prefeito e deverá ser publicado nas próximas horas. A prefeitura chegou a estudar a possibilidade de fiscalização de barreiras nos acessos ao município, mas a solução é inviável. “Temos 15 entradas em Jaguaruna, não temos equipe para fiscalizar tudo isso e a PM também não iria conseguir nos dar esse suporte.