InternetData CenterAssinante

Parques de Criciúma voltam a funcionar nesta quarta-feira

A liberação é apenas das pistas de caminhadas e ciclovias
Parques de Criciúma voltam a funcionar nesta quarta-feira
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 22/04/2020 às 11:00

A Prefeitura de Criciúma informou que nesta quarta-feira, dia 22, os parques da cidade voltaram a funcionar das 6 às 20 horas, entretanto a liberação foi apenas das pistas de caminhada e ciclovias, sendo que os demais equipamentos permanecem fechados ao público. 

A reabertura dos parque de Criciúma faz parte da portaria SES n° 258, de 21 de abril assinada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que dispõe sobre a realização de atividades dos locais que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos. 

O governador ainda informou que as academias de ginásticas e similares, o funcionamento também deve respeitar uma série de regramentos. Deve ser disponibilizado álcool em gel a 70% na entrada e equipamentos que obriguem o uso de digitais estão proibidos. Também se faz necessário o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, assim como o uso de máscaras e de toalhas individuais. Os cabelos dos atletas devem permanecer presos durante a atividade desportiva indoor.

O tempo máximo de permanência nas academias fica estabelecido em 60 minutos, de modo a garantir que mais pessoas possam desfrutar do espaço, respeitando-se um limite de 30% da lotação.

O estabelecimento também deve organizar um grupo de usuários por cada horário, respeitando um período de 15 minutos de intervalo para limpeza do chão. O uso dos guarda-volumes fica suspenso nesse momento.

O secretário Helton Zeferino também confirmou que a portaria libera os exercícios em locais abertos, tais como praias, praças e parques. Foram feitos também regramentos para o uso de piscinas. Esportes coletivos, tais como futebol e vôlei, seguem proibidos. No caso das artes marciais, estão permitidos apenas treinos individuais, com o uso de equipamentos.

- Utilizar os espaços ao ar livre desde que não haja aglomeração de pessoas.

- Manter pelo menos 2 metros de distância entre um praticante e outro.

- Os praticantes devem utilizar máscaras durante a prática de atividade física.