InternetData CenterAssinante

Paço Municipal de Içara: um novo espaço para o desenvolvimento da cidade

Primeiro prédio deve ser entregue até agosto deste ano
Paço Municipal de Içara: um novo espaço para o desenvolvimento da cidade
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 03/06/2020 às 09:01

A cidade de Içara dará mais um passo ao desenvolvimento a partir de agosto deste ano. O primeiro prédio do novo Paço Municipal será entregue aos servidores públicos e também à população içarense. Ainda em 2020 será entregue mais uma torre e iniciará a revitalização do atual Paço Municipal Ângelo Lodetti.

A reportagem do Portal Engeplus visitou as obras do Paço Municipal nessa terça-feira, dia 2, com o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim e o arquiteto Vitor Rovaris. O prefeito garantiu que o novo Paço Municipal trará benefícios aos içarenses. “As secretarias contam com 11 diferentes endereços, que geram um custo de R$ 100 mil/mês em aluguel. As novas construções vão fortalecer a identidade, trazendo economia e favorecendo que os cidadãos tenham os serviços em um único local”, comenta. 

O novo endereço contará com auditório com capacidade para 180 pessoas. Além disso, o local também terá uma galeria de arte que terá 162 peças do artista içarense Caio Borges. A Galeria que leva o seu nome fará parte do térreo da primeira torre.  O artista que morou quase uma década no Rio de Janeiro, já expôs suas telas e esculturas na Grécia, Rússia e França e em diversas cidades brasileiras.

A ideia da vinda do acervo para a cidade natal do artista surgiu de um diálogo entre Caio e a presidente do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) e primeira dama do município, Ceneli de Freitas Gastaldon. “A proposta desta inovadora integração entre espaço cultural e prédio público, além de familiarizar os usuários dos serviços públicos com a arte, enquanto parte indissociável da construção humana, facilitará ainda as atividades da rede pública e privada do sistema de ensino do município para as aulas de artes”, destaca o prefeito. Ainda no térreo da primeira torre, os içarenses terão um restaurante e uma agência bancária do Bradesco, que venceu a licitação.

As obras do Paço Municipal ainda foram desenvolvidas pensando no meio ambiente e no futuro. 

A segunda torre deverá ser entregue em novembro. Ao todo, serão três prédios e todos serão interligados. “Todos os trabalhadores que atuaram na obra terão seus nomes expostos em uma placa aqui no Paço. É um momento incrível para nossa cidade e precisamos registrar esse momento”, pontua o prefeito. 

Com o novo Paço Municipal, a Prefeitura reduzirá os custos e ainda poderá adquirir receita: 

Leia mais sobre: