InternetData CenterAssinante

Pacientes relatam acúmulo de pessoas no Centro de Triagem de Forquilhinha

Prefeitura afirmou que problema já foi solucionado e repassa orientações à população
Pacientes relatam acúmulo de pessoas no Centro de Triagem de Forquilhinha
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 06/07/2020 às 16:01

O Centro de Triagem da Covid-19 em Forquilhinha voltou a funcionar na Clínica de Especialidades do município a partir desta segunda-feira, dia 6. A troca ocorreu por conta do aumento no número de casos da doença na cidade, impactando no acréscimo de atendimentos. E, logo no primeiro dia, o Centro de Triagem apresentou acúmulo de pessoas, o que preocupou quem procurou atendimento no local. Segundo a Prefeitura de Forquilhinha, o problema já foi solucionado.

A analista comercial Angélica Honorato afirmou que sua avó, de 78 anos, precisou ir até a unidade para realizar teste do novo coronavírus. A idosa teve contato com um parente que positivou para a doença e está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde de Forquilhinha. “Na verdade, não foi só minha avó. Alguns parentes precisaram fazer o teste. E eles chegaram lá por volta das 11 horas da manhã e ouviram relatos de pessoas que estavam aguardando desde às 7 horas para atendimento”, afirmou Angélica.

A avó da analista de vendas ficou no Centro de Triagem até próximo das 14 horas. “A prefeitura pede para que não haja aglomeração, mas não faz sua parte. Minha avó, idosa, do grupo de risco, ficou um bom tempo lá esperando, tinha um acúmulo de pessoas e ela só precisava fazer o teste. Mas tinha um monte de gente misturara, gente sem sintomas, com sintomas e até com resultado positivo”, contou. “É uma preocupação não só por ser um familiar meu, mas é uma situação complicada e que afeta toda a população. Os números estão crescendo na nossa cidade e estamos tendo atendimento assim”, acrescentou Angélica.

Resposta da prefeitura

Ao Portal Engeplus o secretário de Saúde de Forquilhinha, Fabricio Ferreira, confirmou que houve um número elevado de atendimentos na unidade na manhã desta segunda-feira. Conforme Ferreira, o problema foi solucionado. “A gente retornou com o Centro de Triagem para a Clínica de Especialidades justamente porque lá é maior e notamos um aumento do número de busca por atendimento na cidade nos últimos dias”, pontuou.

Ainda de acordo com o secretário, somente na manhã de hoje, mais de 50 pessoas passaram pelo Centro de Triagem. “E houve, sim, um acúmulo de pessoas. Mas havia apenas um médico atendendo. Assim que foi constatada a situação no local, colocamos mais um profissional para atendimento. O caso desta senhora também chegou até o meu conhecimento. Ela nem era para ficar esperando, porque era somente realizar o teste, já que tinha a prescrição médica. Realmente houve algum desencontro na organização. Agora à tarde, o movimento no Centro de Triagem já está normalizado”, garantiu Ferreira.

A Prefeitura de Forquilhinha salienta ainda que a população precisa contribuir para evitar a aglomeração de pessoas no Centro de Triagem. “Tem gente sem sintomas achando que vai ir lá e realizar o teste. Só realiza o teste quem tem encaminhamento médico e nem todos os casos precisa ir até o Centro de Triagem. Por isso é importante que antes de buscar o atendimento, as pessoas liguem para o número 0800 645 1050 e busque orientação. Às vezes a pessoa pode ficar apenas em isolamento, ou receber atendimento em uma Unidade Básica de Saúde”, salientou o secretário.