InternetData CenterAssinante

Os planos de contingência de Lauro Müller, Forquilhinha, Cocal e Nova Veneza

Municípios divulgaram nesta quarta-feira medidas preventivas ao coronavírus
Os planos de contingência de Lauro Müller, Forquilhinha, Cocal e Nova Veneza
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 18/03/2020 às 17:55

Após o decreto anunciado pelo Governo do Estado, com medidas em combate ao coronavírus, as prefeituras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) emitiram uma série de notas comunicando decretos municipais e mudando o horário de atendimento nas repartições públicas, casos como Lauro Müller, Forquilhinha, Cocal do Sul e Nova Veneza.

A Prefeitura de Forquilhinha, por exemplo, reduziu o expediente, que passa a funcionar somente das 7 às 13 horas, a partir desta quinta-feira, dia 19. Já o atendimento ao público será feito somente por telefone, email ou pré-agendado com o setor requisitado. O telefone para contato é: (48) 3463-8100.

A medida vale por tempo indeterminado. “A princípio, o expediente continua de forma reduzida para dar suporte aos contribuintes e aos serviços essenciais que não vão parar. Todos os dias surgem novas informações, e nós estamos adotando todas as providências recomendadas pelos órgãos de saúde”, declara o prefeito, Dimas Kammer.

No município também estão proibidos eventos públicos e privados. Escolas, academias, bares, restaurantes, comércio e o transporte público também estão suspensos.

Lauro Müller

Em Lauro Müller, o decreto assinado pelo prefeito Valdir Fontanella também segue as orientações do Governo do Estado. Estão suspensos por sete dias os serviços de transporte público e todas as atividades não essenciais, incluindo casas lotéricas e a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro.  

No decreto consta permissão para o fornecimento de alimentos e refeições por meio de sistema de entrega (delivery). Já os estabelecimentos de atendimentos médico-veterinários, tais como clínicas, petshops e agropecuárias deverão funcionar exclusivamente em regime de plantão, evitando o atendimento ao público.

Também estão suspensos por 30 dias eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado. Neste artigo estão incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.  

Ficam suspensos ainda os atendimentos eletivos realizados pelas Unidades de Saúde, mantendo-se os atendimentos especializados de pediatria,  ginecologia e campanhas de vacinação permanecendo abertas as Unidades de Saúde somente para atendimentos de urgência e emergência.

Cocal do Sul

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Cocal do Sul decretou situação de emergência em saúde pública e constituiu um Comitê de Gerenciamento de Crise. a recomendação é que a população evite ambientes com aglomeração de pessoas. Também estão proibidos shows, eventos em ambientes fechados, casas noturnas e festas particulares.

A partir desta quinta-feira, todas as repartições públicas estarão fechadas para atendimento. As equipes estarão de prontidão de forma isolada e atendendo via e-mail ou telefone, que podem ser obtidos no site da prefeitura. Apenas as Unidades de Saúde, Estação de Tratamento de Água do Samae e coleta de lixo vão operar normalmente. 

“Embora não tenhamos nenhum caso confirmado de coronavírus, precisamos ter consciência de que a transmissão dessa doença é muito rápida e não podemos contar com a sorte. Cada pessoa deve ser responsável, evitar aglomerações, manter a devida higienização das mãos e buscar ajuda se apresentar sintomas. A  situação é perigosa e todos correm risco, não é momento para brincar e achar que não vai dar em nada”, recomenda o prefeito Ademir Magagnin

Mais sobre Cocal

- Aulas Suspensas 

A partir desta quinta-feira, dia 19, as aulas da Rede Municipal de Ensino estarão suspensas para as crianças da Educação Infantil e para os estudantes do Ensino Fundamental por tempo indeterminado. No que tange a Rede Pública Municipal, os primeiros cinco dias correspondem à antecipação do recesso escolar previsto para julho.

- Esporte

Todas as atividades ligadas ao esporte estão suspensas por tempo indeterminado desde projetos municipais, como escolinhas, ao uso dos equipamentos públicos como academias ao ar livre, campos de futebol e caminhadas.

- Comércio

O comércio também irá atender a recomendação contida no Decreto Estadual. As atividades não essenciais estão suspensas por sete dias. Farmácias, supermercados, postos de combustíveis, laboratórios estarão abertos.  

Nova Veneza

Já o Município de Nova Veneza informou alinhamento com o decreto estadual, seguindo as normas recomendadas pelo Governo do Estado. Desta forma, o Plano de Contingência prevê suspensão por 30 dias das aulas nas escolas municipais, estaduais, particulares e profissionalizantes, a partir desta quinta-feira, dia 19, além da suspensão das reuniões, eventos ou qualquer tipo de aglomerações de pessoas. 

No plano consta ainda a suspensão de atividades dos grupos de Terceira Idade, Clubes de Mães, Serviços de Convivência, visitas em Casa de Idoso e Centro de Recuperação.

Pacientes com problemas respiratórios devem ser encaminhados para o Centro de Referência, e um QG será instalado no Hospital São Marcos. Já os atendimentos odontológicos terão atendimento somente de urgência e emergência, para conter a possibilidade de contágio. Além dos serviços de fisioterapia, que ficarão restritos ao número de pacientes na Clínica Municipal.

Pessoas que chegarem de outras regiões do Estado, país e/ou exterior devem permanecer em quarentena. O atendimento médico no Centro de Referência, com o QG a ser instalado no Hospital São Marcos, deve ser procurado por pessoas que apresentarem febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar).

Em caso de suspeita ou dúvidas, ligue para (48) 3436-1345 ou (48) 99115-8863.