InternetData CenterAssinante

Obras da UPA do Rio Maina finalizadas ainda neste ano; inauguração apenas em 2021

O projeto da unidade foi desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma
Obras da UPA do Rio Maina finalizadas ainda neste ano; inauguração apenas em 2021
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 22/04/2020 às 12:37

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina, em Criciúma, deverão ficar prontas ainda neste ano, apesar da parada na construção por conta do coronavírus, os funcionários da empresa Engetom Construção Civil responsável pelo trabalho já retornaram às atividades, porém a inauguração deve acontecer apenas em 2021, segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. 

A estrutura está instalada onde ficava a Policlínica do bairro e o projeto da unidade foi desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma. O investimento para implantar a estrutura é de R$ 1.557.508,12, destinado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Comdecon) de Criciúma. 

“As obras da UPA deverão ficar prontas ainda neste ano, porém a inauguração é difícil, pois temos que buscar recursos para os equipamentos e por conta da Covid-19 ficará mais difícil”, explica Casagrande. 

A obra está divida em duas etapas. Isto porque o local será reformado 891,48m² e 262,65m² ampliados no prédio da Policlínica do Rio Maina. Os atendimentos da Policlínica serão destinados à nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Wosocris. 

Hoje, o município conta com uma unidade no bairro Próspera que foi inaugurada em julho de 2018 e realiza em média 10 mil atendimentos mensais. A intenção do governo municipal é que a nova UPA diminua também os atendimentos da unidade do bairro Próspera. 

A nova UPA beneficiará os moradores com atendimentos de saúde de complexidade intermediária 24 horas por dia. A nova UPA contatará com os mesmos serviços da Próspera, ou seja, a estrutura terá leitos de pediatria e isolamento. O local ainda receberá Raio-X, Eletrocardiograma, Ultrassom, Sala de Gesso e os Exames Laboratoriais e duas mini salas de cirurgias (exclusividade da nova UPA).

Leia mais sobre: