InternetData CenterAssinante

O home office como alternativa aos trabalhadores em isolamento social

Artigo escrito pela psicóloga Michele Valeska
O home office como alternativa aos trabalhadores em isolamento social
Foto: Jacky Chiu / Unsplash
Por Redação Engeplus Em 26/03/2020 às 14:54

*Artigo escrito pela psicóloga Michele Valeska

A circulação do novo vírus Covid-19 no país fez com que Estados e municípios adotassem a quarentena como medida de contensão da epidemia. A rápida disseminação que esse vírus possui preocupa a saúde dos trabalhadores e a capacidade de atendimento dos doentes nas redes hospitalares. Assim o Governo de SC adotou a quarentena de 7 dias e prorrogou-a para mais 7 dias. Determinou o fechamento de todos os estabelecimentos que não sejam serviços essenciais, inclusive as escolas. Nesse caso pais que tem filhos pequenos que precisam trabalhar encontraram no Home Office uma alternativa. Uma solução rápida para o enfrentamento da crise, o isolamento social e a adoção da modalidade de trabalho Home Office ou teletrabalho.

O governo adotou a MP927 emergencial onde empregadores poderão determinar que funcionários trabalhem de casa sem que seja necessário firmar um aditivo de contrato, como prevê a legislação trabalhista. Durante o período de calamidade pública: As empresas poderão mudar o regime presencial para home office, teletrabalho e vice-versa sem necessidade de acordo individual ou coletivo.

Assim de uma hora para outra você pega seu notebook e vai para casa, mudando completamente a forma de trabalho. Em casa, você deve organizar um espaço para o trabalho, mas como fazer isso? Um ponto muito importante é a organização e disciplina, pessoas que tem facilidade em manter a rotina irão conseguir se adaptar mais facilmente. As Empresas que já possuem tecnologia mais avançada conseguem se adaptar facilmente. A exemplo disso, as Empresas de serviços que envolvem tecnologia.

Pensando em contribuir na reorganização desse cenário conturbado, buscamos levantar algumas dicas para organizar seu home office:

Espaço: Escolha um local onde sinta-se bem, com boa iluminação, dê preferência a um cômodo tranquilo da casa. Imagine esse espaço como sendo seu escritório, coloque objetos que goste por exemplo. Deixe esse espaço com o seu jeito de ser.

Jornada de Trabalho: Organize sua jornada e horário de trabalho. Estabeleça essa rotina junto as pessoas que convive na casa, se tiver filhos procure explicar isso a eles. Porém crianças pequenas podem não entender direito e vão exigir maior atenção. Peça ajuda nesse caso, para não gerar estresse.  Se você sente que produz mais à noite, e seu negócio permite que trabalhe nesse período, por que não? Afinal, esta é uma das vantagens de trabalhar em casa. Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, adeus produtividade. Mas não esqueça que a sua jornada depende do acordo junto a sua Empresa.

Comunicação: Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe. O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões online com clientes e fornecedores se você for seu próprio patrão. Já líderes devem promover reuniões por vídeo conferência. Mantenha sempre uma comunicação efetiva com os grupos de trabalho e lideranças.

Tenha disciplina: Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la. Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.

Faça pausas: Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver em casa. Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Faça uma pausa pela causa.

Interação: Quando possível, evite fazer as interações com colegas, clientes, chefe ou fornecedores somente por e-mail ou programas de mensagens instantâneas. Use o telefone no dia a dia do seu trabalho. Escute a voz de outros seres humanos. Utilize a videoconferência para reuniões. Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário. Por isso interagir torna-se muito importante nesse momento de isolamento social.

Fim da jornada: Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.

Finalmente, se você está com dificuldades para se adaptar a sua nova rotina Home Office, pense que é temporário. Se você gostou de trabalhar dessa forma, pode ser uma experiência trazendo novas soluções de flexibilização de trabalho futuramente na sua Empresa. Pense que as crises vêm e passam, o que importa é como iremos lidar com a crise, o que podemos aprender?