InternetData CenterAssinante

Novos nutricionistas, fisioterapeutas e cirurgiões dentistas colam grau em cerimônias especiais

Unesc formou 43 novos profissionais para a área da saúde nessa segunda-feira, dia 31
Novos nutricionistas, fisioterapeutas e cirurgiões dentistas colam grau em cerimônias especiais
Foto: Divulgação / Unesc
Por Redação Engeplus Em 01/09/2020 às 11:22

A cerimônia de Colação de Grau marca o fim do ciclo acadêmico e o início da tão sonhada jornada profissional. O dia em que o acadêmico se torna bacharel ou licenciado na profissão escolhida representa a realização de sonhos que muitas vezes vêm de casa e do coração não só do formando, mas também de todos que o rodeiam. Esperado por anos, esse dia chegou nessa segunda-feira, dia 31, para 43 formandos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Unesc.

Diferentemente do esperado, as turmas não estiveram reunidas celebrando a conquista com abraços, porém, nenhuma limitação imposta pela pandemia de Covid-19 tira o brilho e a satisfação deste momento solene e inesquecível na vida de cada um. Para celebrar a altura, a Universidade realizou nesta segunda-feira, por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a transmissão ao vivo das cerimônias de Colação de Grau Especiais.

Desde o Ensino Médio, quando participou de um trabalho sobre a área de atuação da Fisioterapia, Kálita Silveira Nunes, uma das mais novas graduadas da Unesc, teve certeza do que queria para a vida: ajudar pessoas por meio de seu trabalho como fisioterapeuta. Nessa segunda-feira ela foi uma das graduadas que alcançou o objetivo de colar grau no curso que escolheu com tanto amor e na Universidade que a abraçou ao longo de toda a jornada. Kálita participou, enquanto acadêmica, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como voluntária e posteriormente bolsista, além de ter se voluntariado em um projeto de cicatrização de feridas e ter presidido o Centro Acadêmico do Curso ao longo de três anos. Após tanta participação, tendo a Unesc em sua rotina de forma constante, nesta tarde a bacharel encerrou um ciclo, mas não sua trajetória de estudos.

Ela, que se diz uma eterna estudiosa, comemora a formatura já com os olhos voltados para o futuro que começa já. “Por mais que esse momento tenha sido diferente, sem aquela festa que esperávamos, ele traz um sentimento de alívio, de dever cumprido e de que uma fase se encerrada para que um novo e maior ciclo se inicie", pontuou.

Entre os novos cirurgiões dentistas que também iniciam nova trajetória a partir desta segunda-feira está a jovem Vitória Gonçalves Ballei. Para ela, o momento foi a de realização de um sonho que vem sendo regado diariamente há cinco anos. “Foram muitos altos e baixos. Momentos difíceis, desafiadores, de angústia, mas muitos também felizes. Hoje posso dizer que sou outra Vitória, muito mais madura e pronta para ser uma ótima profissional”, comentou.

Para Vitória, que foi a responsável por discursar em nome da turma, mesmo sendo completamente diferente do imaginado, sem os vestidos e trajes já sonhados e festas programadas, o dia é de muito orgulho e gratidão pela conquista e pelo novo desafio que irão encarar a partir de agora. “Honraremos com profissionalismo o que essa linda profissão tem como missão. Hoje nosso coração é inteiramente orgulho e felicidade”, completou.

Orgulho e confiança

Ao entregar os novos profissionais da área da saúde formados pela Unesc, a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, compartilhou sua satisfação nos eventos virtuais. O dia, embora mediado por tecnologia como imposto pelo cenário da pandemia, conforme Luciane, é sublime e muito especial para acadêmicos, seus familiares e para a Universidade.

Por meio da cerimônia de colações de grau especiais, de acordo com a reitora, a Unesc mais uma vez cumpre seu papel perante a sociedade e entrega profissionais preparados para fazerem a diferença. “Entregamos, aliás, não só novos profissionais, mas, seguramente, melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela correta gestão dos serviços de saúde, pela pesquisa com ética e pela atuação na área clínica com sabedoria”, explicou.

Ao levar o nome da Unesc e a responsabilidade pela bagagem de conhecimento construída, de acordo com Luciane, os novos profissionais irão se destacar por algo que vai além do conteúdo aprendido. “O diferencial competitivo estará menos nas ferramentas da área e mais em vocês, pois vocês são únicos. Recomendo que trabalhem bem, com afinco e maestria, mas não esqueçam da satisfação interior, do crescimento pessoal, do convívio com a família e com os amigos. Ainda entre os meus desejos está que continuem a estudar pois serão eternos aprendizes e que sejam muito, muito felizes”, afirmou.

Nas palavras da paraninfa das turmas de Nutrição e Fisioterapia, professora Flávia Karine Rigo, o grupo de estudantes também recebeu uma injeção de ânimos para o novo desafio que se inicia a partir da formatura. Conforme ela, os novos profissionais são, ainda mais, “instrumentos de transformação da realidade”.

“Promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e de amor. Creio que sinceramente que valores como a humildade, a empatia e altruísmo sejam indispensáveis para o exercício das nobres profissões que escolheram. Vocês adquirem hoje a árdua responsabilidade social. Mantenham-se pautados na ciência, na solidariedade, ne ética e na fé. Não esqueçam do vosso juramento em nenhum dia de vossas vidas”, relatou em suas palavras aos afilhados.

Aos ex-alunos e, agora, colegas, a paraninfa da turma de Odontologia, professora Ana Cristina Pias, destacou sua alegria e orgulho ao tê-los agora como parceiros no trabalho em prol da saúde geral e bucal das pessoas e com foco na curva mais bonita do corpo humano, o sorriso. Ainda em sua fala, Ana Cristina fez questão de alertar a turma sobre a nova jornada que se inicia.

“É muito importante perceber que estamos concluindo e, concomitantemente, sempre começando nova etapa e que ela também vai nos exigir dedicação e estudo. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, tanto nos materiais como técnicas, estamos na era digital. No entanto, não esqueçam que somos profissionais da área da saúde, tratamos pessoas. Tenham ética, empatia, sejam humanos e humanizem seus atendimentos. Ouçam primeiro, antes de agir e não duvidem da sabedoria que já existe dentro de vocês”, destacou aos formandos.

As cerimônias especiais de colação de grau contaram ainda com a presença do coordenador-adjunto do curso de Fisioterapia, Eduardo Ghisi Vitor, da coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira e da coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Guzatti. As transmissões podem ser assistidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Fisioterapia e Nutrição: https://www.youtube.com/watch?v=82OK3g6FXBo

Odontologia: https://www.youtube.com/watch?v=wc6FqiS8G6k.

Leia mais sobre: