InternetData CenterAssinante

Nova atualização: 122 casos de Covid-19 confirmados em Santa Catarina

São 352 pessoas com suspeita da doença no Estado
Nova atualização: 122 casos de Covid-19 confirmados em Santa Catarina
Foto: Reprodução
Por Lucas Renan Domingos Em 25/03/2020 às 19:21

São 122 casos confirmados para a Covid-19 e 325 pacientes suspeitos de estarem com a doença em Santa Catarina. É o que mostra o último boletim informativo divulgado pelo Governo do Estado na tarde desta quarta-feira, dia 24. Com uma base de dados maior, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também já começa a divulgar dados mais detalhados dos casos no território estadual.

De acordo com o relatório da SES, em Santa Catarina, dos casos confirmados, 53% acometem homens e 47% as mulheres. Nas últimas 24 horas, o número de pacientes infectados com o coronavírus teve um crescimento de 12%, . A quantidade de suspeitos, mais uma vez sofreu queda. Passou de 336 para 325 pessoas monitoradas. “É a prova cabal de que estamos promovendo em Santa Catarina um freio para esta onda do contágio”, avaliou o governador Carlos Moisés.

Números atualizados sobre a Covid-19 em Santa Catarina:

Florianópolis – 16

Itajaí – 12

Criciúma - 11

Braço do Norte – 9

Blumenau – 9

Tubarão – 8

Balneário Camboriú – 7

São José – 5

Joinville – 5

Imbituba – 4

Navegantes – 3

Gravatal – 3

Chapecó – 2

Jaguaruna – 2

Jaraguá do Sul – 2

Porto Belo – 2

Rancho Queimado – 2

Camboriú – 2

Içara - 1

 Laguna – 1

Lages – 1

Pomerode – 1

Gaspar – 1

Tijucas – 1

Balneário Arroio do Silva – 1

Canelinha – 1

São Ludgero – 1

São Pedro de Alcântara - 1

Outros estados e países – 8

O Governo do Estado, a pedido dos municípios, também adotou uma nova forma de contabilizar os dados. “Fizemos essa mudança, porque tínhamos algumas reclamações dos próprios municípios onde as pessoas residiam e não aparecia em nosso relatório como confirmados para Covid-19. Então esse é um regramento do Ministério da Saúde e que estamos adotando em nossos dados. O que estamos fazendo agora para efeito de registro é o endereço residencial da pessoa, mesmo que tenha notificado no município em qual não reside”, explicou o secretário de Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino.  

Por conta disso, os números por cidade foram alterados. Florianópolis, por exemplo, que antes tinha 20 casos, agora passa a ter 16 confirmações. A compilação das informações também ganha uma nova categoria, a de “Outros estados e municípios”, que contabilizam os pacientes notificados em Santa Catarina, mas que não residem no Estado.

Alerta para seguir no isolamento

Mais uma vez Moisés pediu que os catarinenses mantenham o isolamento social. “Não podemos imaginar que o nosso país será tratado diferentemente pelo vírus e que não vai acontecer o que aconteceu em outros locais do mundo. Temos que mitigar o efeito da crise, não menosprezando ninguém. O Governo do Estado trabalha nesta projeção de 15 dias para preparar o nosso sistema de saúde com o número de leitos para atender a nossa demanda estimada”, pontuou.

“Se isso sair do controle, se as pessoas não acatarem as normas de segurança, mesmo na retomada das atividades produtivas econômicas. Temos que voltar ainda tomando medidas de afastamento social dentro dos comércios, da indústria. É o que estamos propondo. A partir da semana que vem devemos retomar aos poucos e conversando com os setores. Por isso essa semana é fundamental”, complementou.