InternetData CenterAssinante

Morro da Fumaça: Secretaria de Saúde promove ações de prevenção de IST’s no Carnaval

Materiais educativos e camisinhas serão distribuídas no município
Morro da Fumaça: Secretaria de Saúde promove ações de prevenção de IST’s no Carnaval
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 21/02/2020 às 14:39

Com o objetivo de orientar os foliões e a população em geral sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e ressaltar a importância da prevenção durante os dias de Carnaval, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça realiza nesta semana ações de pré-carnaval com distribuição de materiais educativos e preservativos em diversos pontos da cidade. A conscientização já acontecem periodicamente, mas em datas festivas ganham reforço. 

As abordagens aconcetecerão nas ruas com os chamados pedágios para a entrega de preservativos e materiais alusivos ao tema. Ao todo serão distribuídos cerca de 4 mil preservativos masculinos e femininos.

Prevenção

O uso de camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão de IST's, do HIV/Aids, sífilis e hepatites virais B e C. Os testes rápidos são de fácil execução e conseguem identificar IST's. Basta apenas uma gota de sangue coletada da ponta do dedo para realizá-los. Os resultados são conhecidos em no máximo 30 minutos.

Os dados são sigilosos e a identificação precoce do problema e a busca imediata pelo tratamento são atitudes que aumentam a qualidade de vida da pessoa. O exame pode ser realizado nas unidades  de saúde dos bairros Cohab, Graziela, Centro, Jussara, Naspolini e Estação Cocal. Não é necessário realizar agendamento prévio.

Colaboração: Marciano Bortolin/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro da Fumaça