InternetData CenterAssinante

Moradores reclamam de sistema de escoamento precário e fecham rua alagada no bairro Vila Francesa

Prefeitura promete obras de melhoria para solucionar problema
Moradores reclamam de sistema de escoamento precário e fecham rua alagada no bairro Vila Francesa
Foto: Bárbara Martins
Por Lucas Renan Domingos Em 12/11/2020 às 18:12

A cidade de Criciúma registrou pontos de alagamentos depois do temporal na tarde desta quinta-feira, dia 12. Um dos locais foi a rua João Tomás Felícano, no bairro Vila Francesa. A via não possui sistema de escoamento e a água chegou a invadir residências.

Uma das casas atingidas foi a da moradora Bárbara Regina Farias Martins. Ela afirma que o problema é constante em dias de fortes chuvas. “A água aqui demora para baixar. Precisamos fechar a rua para que os carros não passem por aqui, senão eles jogam água para dentro do nosso terreno”, disse.

Segundo Bárbara, em sua residência, a água entrou na cozinha. “Fogão, geladeira, móveis, tudo molhou. Estamos com um problema sério e não é a primeira vez que acontece”, lembrou. A moradora afirma que a prefeitura de Criciúma chegou a construir um sistema de drenagem na rua, mas que não solucionou os alagamentos.

“Antes a gente tinha um boeiro que escoava a água. Mas uma casa foi construída bem em cima da tubulação e fechou. A prefeitura chegou a abrir um novo buraco e agora a água está voltando tudo por este novo tubo. É esgoto, está um mau cheiro”, descreveu.

A secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski, afirma que a prefeitura está buscando uma solução para o problema. “Ali é um trecho onde a rua forma um cotovelo e o único ponto que era adequado para fazer a tubulação era onde havia um terreno baldio. Fizemos um ponto de escoamento, mas depois construíram em cima”, destacou.

Na última terça-feira, dia 10, a prefeitura conseguiu uma negociação com outro morador para construir um novo sistema de escoamento. “Ele vai derrubar o muro dele e vai vamos conseguir passar uma tubulação pelo terreno. Já colocamos a obra em nosso cronograma de atividades”, completou.