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Metodologias ativas presentes nas aulas virtuais de estudantes da Esucri

Curso de Sistemas de Informação utiliza a gamificação para o repasse de conteúdo
Metodologias ativas presentes nas aulas virtuais de estudantes da Esucri
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/05/2020 às 13:43

Nos últimos meses, processo de ensinar e aprender deixou de ser baseado apenas na transmissão de conhecimentos presencial, sendo a tecnologia uma grande aliada nesse período de quarentena. Pensando nisso, o curso de Sistemas de Informação da Esucri está utilizando a metodologia ativa de gamificação em seus encontros online. Os jogos motivam a ação dos alunos através de desafios, promovendo o aprendizado de modo criativo.

O professor do curso, Arildo Sônego, tem aplicado a técnica com seus alunos, através das aulas virtuais e um aplicativo de jogo de quiz, com perguntas relacionadas ao tema proposto na disciplina. “A aula torna-se mais interativa com a participação dos alunos jogando em tempo real. O desafio de estar bem posicionado no ranking do jogo aumenta o desempenho dos alunos, refletindo sobre as maneiras do processo de ensino e recepção das informações”, explicou.

As metodologias ativas são utilizadas como proposta para uma busca da participação efetiva e dinâmica de todos os envolvidos, pois estimula uma maior interação do aluno com os conteúdos apresentados pelo professor. Os alunos Emily Manenti e Wilian Arcenio relatam que as aulas com o uso dessa técnica são bem interessantes. “É uma experiência onde aprendemos e nos divertimos, está melhorando o desempenho de toda a turma”, ressaltou Manenti.

“Procuramos usar ferramentas que promovam ações motivacionais, identificando o comprometimento e  a satisfação dos alunos, adicionando criatividade de maneira lúdica. É um tempero para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, que traz benefícios para os alunos e para o curso, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, comentou a coordenadora do curso, professora Andréia Ana Bernardini. “Metodologias ativas, gamificação, aulas virtuais, são algumas características que se tornam evidentes no desenvolvimento da criatividade, competências, autonomia e colaboração, principalmente no momento vivido pela área educacional”, concluiu a coordenadora.

Colaboração: Natasha Monteiro/Traquejo Comunicação

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