InternetData CenterAssinante

Lotéricas e agências bancárias abertas parcialmente a partir de segunda-feira

Atendimentos serão apenas para pessoas que necessitam de serviços bancários presenciais
Lotéricas e agências bancárias abertas parcialmente a partir de segunda-feira
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Por Thiago Hockmüller Em 26/03/2020 às 21:58

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, comunicou nesta quinta-feira, dia 26, a autorização para o funcionamento de casas lotéricas e agências bancárias, além de correspondentes bancários e cooperativas de crédito a partir de segunda-feira, dia 30. Porém, de forma parcial. Isto quer dizer que estes estabelecimentos só vão realizar atendimentos para pessoas que necessitam de serviços bancários presenciais.

Em entrevista ao Portal Engeplus na manhã de hoje, antes do anúncio realizado por Moisés, o gerente-geral da agência Criciúma da Caixa Econômica, João Cláudio Vieira, explicou que havia uma busca por soluções para casos que necessitam de atendimento presencial, como de pessoas que perdem o cartão.  “Cada Estado tem um decreto e respeitamos o decreto vigente. O posicionamento da Caixa é respeitar os decretos estaduais”, explicou. 

No caso das lotéricas, com a nova determinação caberá aos empresários do setor decidirem de forma individual pela abertura ou não do estabelecimento. Também ao Portal Engeplus, o presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado de Santa Catarina (Sindelsc), Vicente Pons, explicou que a única recomendação da Caixa em caso de não abertura devido ao coronavírus é a necessidade de ser comunicada formalmente da decisão.

Os serviços não presenciais são aqueles que podem ser realizados em caixas eletrônicos pelo próprio cliente, caso de recebimento de benefícios como Abono Salarial, Programa de Integração Social (PIS) e Fundo de Garantia, além do seguro desemprego. Também há opções de depósito em dinheiro e cheques, saques, pagamentos de boletos e cartão de crédito. 

 

Leia mais

Após decreto presidencial, Caixa negocia abertura das lotéricas em Santa Catarina

Governo de Santa Catarina autoriza funcionamento parcial das atividades econômicas

Três pacientes positivos para coronavírus estão curados em Criciúma

Os decretos

O novo decreto estadual, já com todas as medidas anunciadas pelo governador Carlos Moisés, deve ser publicado na segunda-feira. Existe a perspectiva que Criciúma publique a atualização, seguindo as recomendações do Estado, na terça-feira. Segundo informações apuradas pela reportagem, a Prefeitura de Criciúma já possui as notas técnicas sobres alterações e analisa a situação do ponto de vista jurídico.

Clique aqui e confira outras medidas do plano de retomada das atividades econômicas anunciado por Carlos Moisés.