InternetData CenterAssinante

Livro sobre a fauna será lançado em Nova Veneza

Edição registrou 464 espécies de animais vertebrados terrestres e aquáticos
Livro sobre a fauna será lançado em Nova Veneza
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 21/09/2020 às 23:20

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), em parceria com o Instituto Felinos do Aguaí e a Reserva São Francisco, lança nesta terça-feira, dia 22, às 19h15, a primeira edição do livro “Lista de Fauna do Município de Nova Veneza”. Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, o evento terá público presencial reduzido, destinado apenas aos colaboradores e representantes de órgãos e instituições. Os demais interessados podem participar de forma on-line acessando o seguinte link em Zoom Meetings: https://us02web.zoom.us/j/84608202721.

Para o presidente da Fundave, Juliano Mondardo Dal Molin, o livro surgiu da necessidade de auxiliar profissionais da área ambiental em estudos de licenciamento e de pesquisa científica, de fornecer material para que as escolas do município possam desenvolver atividades de educação ambiental com crianças e jovens, e para aumentar o interesse da população local sobre a fauna da região. 

Nesta primeira edição da lista foram registradas 464 espécies de animais vertebrados terrestres e aquáticos pertencentes aos seguintes grupos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. São fornecidas informações sobre o estado de conservação, a distribuição no município e fotografias ilustrando diferentes espécies. 

A coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Micheli Ribeiro Luiz ressalta que a lista de fauna representa uma importante ferramenta para detectar ao longo do tempo a permanência e ausência destas espécies no município e também servir como instrumento para a tomada de decisões a respeito do manejo de áreas naturais.

O coordenador da Reserva São Francisco, Sidney Damiani, afirmou que o lançamento da lista da fauna de Nova Veneza vai colocar o município em um novo patamar dentro de Santa Catarina no quesito de conservação da vida silvestre, pois fornecerá as bases para análise do estado de proteção e conservação da fauna local.