InternetData CenterAssinante

Lauro Müller finaliza elaboração da Primeira Rota Turística

O projeto conta com consultoria externa da empresa Voa Mamangava
Lauro Müller finaliza elaboração da Primeira Rota Turística
Por Redação Engeplus Em 18/05/2020 às 12:15

O Governo de Lauro Müller apresenta, nesta semana, o documento finalizado com a elaboração da Primeira Rota Turística que percorre todo o município. O documento traz, ainda, definições para perfil do novo turista, mostra o que é Turismo Criativo, a metodologia da construção da rota, com informações adicionais sobre outros temas. A produção é fruto da organização entre a Secretaria de Turismo com parceria da Associação de Moradores do Distrito de Guatá.

O projeto conta com consultoria externa da empresa Voa Mamangava, de Florianópolis. Para montar o roteiro, empreendedores de turismo do município estiveram reunidos em fevereiro com visitação de pontos para traçar a rota desejada. Isso dentro de um panorama que contemplasse os vários destinos, atrações e a diversidade de produtos de turismo que Lauro Müller oferece.

Segundo o documento, o processo de construção da Primeira Rota de Turismo Criativo foi estruturado de forma democrática com todos os empreendedores participantes, das rodadas de entrevistas, bem como, acompanhado de perto e orientado pelo Secretaria de Turismo para garantir a proposição fiel para modelo dinâmico e flexível, que refletisse as atividades já existentes na cidade, baseadas no conhecimento de suas potencialidades e vulnerabilidades como destino turístico.

Ao todo, a Rota Matriz de Turismo categorizou 77 principais Pontos Turísticos, distribuídos em 39 Pontos Naturais e Artificiais, 17 Pontos Gastronômicos e 21 Pontos de Hostéis e Pousadas.Todos os pontos foram mapeados para garantir a localização global, corrigir inconsistências de nomenclatura e endereçamento e ainda, validar a respectiva geo-localização.

Em paralelo, foram destacas duas outras rotas. A rota " A Natureza Escolheu a Gente" valoriza a história da colonização italiana pela produção colonial de vinhos, cachaça artesanal, culinária rural, artesanato e acolhida na colônia. Valoriza, ainda, as belezas naturais dos rios, trilhas e esportes de aventura, a arquitetura bucólica e as narrativas de capelas e igrejas distribuídas pelo interior da região.

Já a Rota "Nossa Serra é de Todos" valoriza as belezas culturais e urbanas, a história da mineração, os empreendimentos turísticos, a Igreja Matriz, a arquitetura antiga das casas e prédios comerciais, a vida típica e a hospitalidade dos moradores de Lauro Müller. Valoriza, também, a Serra do Rio do Rastro, os sítios arqueológicos, a importância mundial científica da Coluna White, a abrangência do Ecomuseu e a origem da cidade pela passagem dos tropeiros.

Colaboração: Muriel Albonico / Prefeitura de Lauro Müller