InternetData CenterAssinante

Já estão valendo as novas regras para construir ou reformar sepulturas nos cemitérios de Criciúma

Proprietários não são mais obrigados a pagar a gestora do espaço para efetuar o serviço
Já estão valendo as novas regras para construir ou reformar sepulturas nos cemitérios de Criciúma
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 28/01/2020 às 18:24

A empresa Carlos Eduardo Corraa & CIA LTDA, de Itajaí, já assumiu plenamente a administração dos quatro cemitérios municipais de Criciúma. O prazo final para a transição entre a Sociedade Matogrosense de Empreendimentos (Somatem) e a vencedora da nova licitação se encerrou no último dia 18. Com a troca de gestão, uma das principais mudanças no modelo de administração diz respeito a construção e manutenção das sepulturas, serviço que agora já pode ser feito por profissionais contratados pelo proprietário dos túmulos.

O secretário de Assistência Social de Criciúma, Paulo César Bittencourt, explica que caso os donos dos jazigos desejam construir ou realizar manutenções, precisam assinar um termo junto a empresa que administra os cemitérios. “O proprietário pode fazer ele mesmo ou contratar um pedreiro de sua confiança. Não será cobrado nenhuma taxa, mas o responsável pela sepultura terá que assinar um termo onde responsabiliza pelas questões trabalhistas e acidentes de trabalho que serão realizados dentro do espaço administrado pela Carlos Eduardo Correa & CIA LTDA”, disse.

Anteriormente, no contrato com a Somatem, somente a empresa poderia efetuar o serviço. “A nova gestora vai, sim, poder ofertar esse tipo de serviço. Ela pode, inclusive fazer propaganda, ofertar seu trabalho, mas não pode obrigar os proprietários a contratar seus funcionários”, acrescentou Bittencourt.

Exumação de corpos

O secretário destaca ainda que a população não pode confundir o serviço de manutenção e construção de sepulturas com o trabalho de exumação de corpos. “Esse processo de retirada e armazenamento de ossadas, somente a empresa que administra o local é que poderá fazer. Ela precisa obedecer todo um procedimento para efetuar esse serviço”, reforçou.

Quem quiser construir túmulos ou efetuar reparos nos cemitérios administrados pela Carlos Eduardo Correa & CIA LTDA, que são os cemitérios dos bairros Brasília, São Luiz, Sangão e Rio Maina, pode procurar a empresa na sede da gestora, que fica no bairro São Luiz. “A estrutura é a mesma da Somatem. As partes entraram em um acordo e fizeram uma transição amigável, mantendo até mesmo alguns funcionários, transferindo apenas as responsabilidades” completou Bittencourt.